Renovação Inadiável

19 de setembro de 2020

Aonde queremos chegar?

Os processos de renovação bem sucedidos foram capazes de desenvolver uma «imagem do futuro» apelativa e fácil de comunicar. Por isso, uma comunidade que se decide a implementar a transformação espiritual e pastoral (Renovação Inadiável) precisa de definir a ‘sua’ visão pastoral. Sem ela, o fracasso está assegurado!
11 de agosto de 2020

Avaliação sobre a missão

O reconhecimento humilde das fragilidades «ajuda a centrar no essencial» e a «desprender daquilo que não interessa». O método do exame de consciência aplicado à vida comunitária contribui para perceber que podemos estar dominados por uma força paralisadora que induz «a não mudar, a deixar as coisas como estão, a optar pelo imobilismo e a rigidez e, assim, impedimos que atue o sopro do Espírito Santo».
9 de junho de 2020

Plano diário de leitura

Um plano quotidiano de leitura da Bíblia, da parte do crente, permite sustentar a conexão, tecer uma história de amizade com Deus. A leitura bíblica quotidiana alarga o horizonte do crente para os outros ‘livros’ que sustentam qualquer relação de amizade com Deus: a natureza, a vida, a história, os acontecimentos, tudo o que diz respeito ao ser humano.
7 de março de 2020

Escutar a voz que ressoa no silêncio

O plano de Renovação Inadiável, vinculado como está ao desejo de experienciar a presença de Deus, convida a implementar uma cultura paroquial de oração e adoração (eucarística). Não se trata apenas de promover alguns (novos) momentos, mas que a oração seja a atmosfera que envolve toda a dinâmica pessoal e comunitária.
3 de março de 2020

Sede de mais

A vida espiritual não se apresenta como um objetivo a alcançar, mas como uma viagem, um processo dinâmico ao longo da nossa existência. O critério não é medir, mas aprofundar. Não é uma tentativa de aferir onde cada um se encontra para classificar em bom ou mau, mas aceitar que é sempre possível abrir-se um pouco mais à presença divina.
8 de fevereiro de 2020

Cheio de fraqueza

O que é que nos vem à mente quando somos estimulados a pensar em ‘vulnerabilidade’? A aceitação da vulnerabilidade é sustentada pela saudável autoestima, que permite assumir todas as fragilidades como constitutivas da beleza pessoal. Certo é que a vulnerabilidade não é atitude confortável, mas também não precisa de ser dolorosa.
4 de fevereiro de 2020

Protagonistas do futuro

O primeiro domingo de fevereiro é Dia da Universidade Católica. O caminho do futuro passa pelo assumir de «uma espécie de providencial laboratório cultural onde a Igreja se exercita na interpretação performativa da realidade que brota do evento de Jesus Cristo e se nutre dos dons da Sabedoria e da Ciência, com que o Espírito Santo enriquece de várias formas o Povo de Deus».
28 de janeiro de 2020

Viver é mudar

Apraz recordar o discurso do Papa Francisco à Cúria Romana, na apresentação de votos natalícios. Da amplitude do discurso, tomamos para reflexão a pertinência da conversão, o dinamismo da memória e a preferência pelos processos. A renovação convida a «deixar-se questionar pelos desafios do tempo presente» e a «ler os sinais dos tempos com os olhos da fé».
14 de dezembro de 2019

As riquezas do caminho

A Renovação Inadiável não pode ser tida como um acontecimento instantâneo ou uma revolução, mas como ‘Caminho de Páscoa’, viagem a percorrer em seis passos (sustentados por doze ferramentas) que jamais podem ser descurados, sob pena de perder as riquezas do caminho, pois são essas as forças aceleradoras da mudança.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share