Caminho de Páscoa

19 de setembro de 2020

Aonde queremos chegar?

Os processos de renovação bem sucedidos foram capazes de desenvolver uma «imagem do futuro» apelativa e fácil de comunicar. Por isso, uma comunidade que se decide a implementar a transformação espiritual e pastoral (Renovação Inadiável) precisa de definir a ‘sua’ visão pastoral. Sem ela, o fracasso está assegurado!
14 de dezembro de 2019

As riquezas do caminho

A Renovação Inadiável não pode ser tida como um acontecimento instantâneo ou uma revolução, mas como ‘Caminho de Páscoa’, viagem a percorrer em seis passos (sustentados por doze ferramentas) que jamais podem ser descurados, sob pena de perder as riquezas do caminho, pois são essas as forças aceleradoras da mudança.
10 de dezembro de 2019

Qual é o melhor caminho?

O que está em causa é buscar o melhor para a comunidade (paroquial), vencer a resignação própria daqueles que não têm esperança. Implica considerar todas as vantagens e todos os inconvenientes, sem estar apegado a uma única possibilidade.
7 de dezembro de 2019

Despertar energias

O ‘Caminho de Páscoa’, os seis passos da Renovação Inadiável, concretiza-se em doze ferramentas. Com estes recursos, é possível implementar o plano de Renovação Inadiável a fim de que a paróquia não se torne uma «estrutura caduca», mas, fiel à sua missão, esteja «ainda mais próxima das pessoas», seja lugar de «viva comunhão e participação».
23 de novembro de 2019

Entusiasmo e ousadia

A Renovação Inadiável quer instalar, no ambiente paroquial, o entusiasmo e a ousadia que permitam «respirar um ar renovado, imaginar um futuro melhor e fazer coisas concretas que desencadeiem uma mudança positiva».
16 de novembro de 2019

Palavra de Deus viva e ativa

O Laboratório da fé propõe que o plano de Renovação Inadiável se inicie com a ferramenta ‘Ter uma só mensagem’. O nosso propósito é contribuir para a ‘renovação’ da comunidade (paroquial) a partir de uma única mensagem para todos.
9 de novembro de 2019

Renovar todas as coisas

O plano proposto pelo Laboratório da fé está dividido em seis passos, o ‘Caminho de Páscoa’: Participação ativa e criativa; Avaliação sobre a missão; Servir e acolher a todos; Conversão ao Evangelho; Oração e vida espiritual; Alargar os horizontes da missão. Esta formulação tem a particularidade de se iniciar com uma letra da palavra ‘PÁSCOA’.
5 de novembro de 2019

Ousar nascer de novo

O Laboratório da fé apresenta um plano para fazer da paróquia uma comunidade viva, ativa e alegre, cheia de entusiasmo por Jesus Cristo. Chamamos-lhe Renovação Inadiável.
26 de outubro de 2019

Rede de paróquias criativas

A criatividade ‘pastoral’ e ‘missionária’, que queremos implementar na vida pessoal e comunitária, inspira-se na ‘constante’ e ‘infinita’ criatividade divina: a que nos permite ver além dos nossos limites; a que nos dá a capacidade profética de rasgar novos horizontes; a que nos ensina a mostrar atual a Boa Nova de Jesus Cristo; a que nos desafia a reconfigurar os planos e as estruturas, as linguagens e os modelos de estar na Igreja e no mundo.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share