Mudança

19 de setembro de 2020

Aonde queremos chegar?

Os processos de renovação bem sucedidos foram capazes de desenvolver uma «imagem do futuro» apelativa e fácil de comunicar. Por isso, uma comunidade que se decide a implementar a transformação espiritual e pastoral (Renovação Inadiável) precisa de definir a ‘sua’ visão pastoral. Sem ela, o fracasso está assegurado!
16 de junho de 2020

A força de pertencer

A mudança acontece menos pela pregação ou pelo ensino e muito mais pela construção de relações de confiança e de amizade, através da atenção pessoal e da pertença. Os pequenos grupos surgem como uma ferramenta para fomentar a pertença, de modo que a comunidade se converta numa comunidade de comunidades. São essenciais para uma comunidade expressiva e uma paróquia saudável.
29 de fevereiro de 2020

Novo ponto de partida

A mudança de perspetiva, do ponto de chegada para o ponto de partida, faz toda a diferença. A estratégia passa por resfriar a inicial vontade de alcançar resultados, para permitir a tomada de consciência da real situação, sem medo de acolher o presente. É no ponto de partida, e não na meta, que se hão de ancorar os objetivos.
25 de fevereiro de 2020

40 dias para mudar

A Quaresma é tempo favorável para recentrar a vida, deixar-se guiar pelo Espírito Santo, redescobrir o dom da Palavra de Deus, «sentir-se agradecidos por tão grande dom, comprometidos a vivê-lo no dia a dia e responsáveis por testemunhá-lo com coerência». Em ‘Quarenta dias para adquirir um novo hábito’ vamos mostrar que a nossa identidade cristã é um dom que vem de Deus.
28 de janeiro de 2020

Viver é mudar

Apraz recordar o discurso do Papa Francisco à Cúria Romana, na apresentação de votos natalícios. Da amplitude do discurso, tomamos para reflexão a pertinência da conversão, o dinamismo da memória e a preferência pelos processos. A renovação convida a «deixar-se questionar pelos desafios do tempo presente» e a «ler os sinais dos tempos com os olhos da fé».
3 de setembro de 2019

Atitude sempre renovada

A vida é sempre um processo em mudança, mas precisa de assentar sobre uma base que lhe dê equilíbrio e eficácia. É claro que haverá novos acontecimentos, previstos ou imprevistos. Uns e outros não podem ser desperdiçados. A rotina, porém, continua a dominar a nossa existência quotidiana. O segredo consiste em acolher o ‘regresso’ como ‘novo’, encarar a rotina com elegância.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share