MISSÃO

Redescobrir o caminho da fé (para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo — A Porta da Fé, 2). A missão do Laboratório da fé é «ser o fermento de Deus no meio da humanidade, quer dizer anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de ter respostas que encorajem, dêem esperança e novo vigor para o caminho» (A Alegria do Evangelho, 114).

VISÃO

A visão do Laboratório da fé é tornar-se uma referência em propostas [recursos, materiais, métodos] («trilhos») que proporcionem a (re)descoberta do caminho da fé, através do «diálogo, encontro e intercâmbio entre as pessoas» (Cristo Vive, 87), em especial entre os jovens, e da formação de todos os agentes pastorais (evangelizadores).

VALORES

Os valores do Laboratório da fé são o diálogo (escuta), a criatividade, a clareza, o discernimento e a alegria.

INSPIRAÇÃO

A inspiração do Laboratório da fé começa no Papa João Paulo II, passa pelo Papa Bento XVI, continua com o Papa Francisco.

A expressão «laboratório da fé» foi proferida por João Paulo II, na Jubileu da Jornada Mundial da Juventude, em Roma (ano dois mil).

O projeto «laboratório da fé» teve início em outubro de dois mil e doze, a propósito do Ano da Fé convocado por Bento XVI, do qual retiramos a frase orientadora: «redescobrir o caminho da fé».

A renovação agora apresentada apoia-se no desafio de Francisco a comunicar a «alegria do Evangelho» e a uma «escuta pronta e atenta dos jovens».

Assumimos como nossos «patronos» o jovem Carlos Acutis e São Filipe Néri.

Neste admirável laboratório do espírito humano, que é o LABORATÓRIO DA FÉ, sempre se encontram mutuamente Deus e o ser humano.

João Paulo II
Jubileu do Ano 2000
Vigília da Jornada Mundial da Juventude

REDESCOBRIR O CAMINHO DA FÉ para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.

Bento XVI
A Porta da Fé, 2

A internet e as redes sociais geraram UMA NOVA MANEIRA DE COMUNICAR e criar vínculos.

Francisco
Cristo Vive, 87

O balão, em primeiro lugar, remete para o diálogo pessoal e/ou interpessoal, que é o fundamento do LABORATÓRIO DA FÉ®, inspirado nas palavras do papa João Paulo II, na Vigília do Jubileu Mundial dos Jovens (ano 2000): «Cada um de vós pode encontrar dentro si mesmo a dialética feita de perguntas e respostas».

Este balão apresenta-se desconstruído em partes diferentes, em cujo interior se forma uma cruz, ponto de encontro dos vários caminhos de convergência para a fé (Deus); e também ponto de partida e abertura para a evangelização. Por isso, com esta imagem, também se pretende representar a unidade da fé e a diversidade dos itinerários de cada ser humano.

As cores (amarelo, vermelho, laranja) simbolizam o dom da fé, alicerçada na presença do Espírito Santo e na ação evangelizadora da Igreja, sem esquecer o compromisso/missão de cada cristão: anunciar a alegria do Evangelho.

O logótipo foi elaborado com o contributo de Helga Andrade e David Duarte (DESIGN-A-DOIS).