Reflexões breves

15 de junho de 2021

Uma arte sempre inacabada

À boa maneira hebraica, repetir o pedido dos discípulos, ao acordar, a caminho do trabalho ou da praia, no banco do jardim, na fila de espera, no regresso a casa, ao deitar, em qualquer momento: «Senhor, ensina-me a rezar».
12 de junho de 2021

Pós-pandemia e pós-digital

O próximo ano pastoral pode ser um ‘laboratório’ que ensaia a compatibilidade da presença física com a digital. Ousemos a ‘coragem criativa’ que articula o valor insubstituível das experiências físicas com as potencialidades únicas dos recursos digitais.
8 de junho de 2021

Pai na ternura

A ternura, na perspetiva do Papa Francisco, é a companhia adequada para a nossa fragilidade. Precisamos de «aprender a aceitar, com profunda ternura, a nossa fraqueza [...] A ternura é a melhor forma para tocar o que há de frágil em nós» e na nossa relação com os outros.
5 de junho de 2021

Viagem para toda a vida

Nas nossas comunidades, em tempo especial dedicado à família (Ano da Família Amoris Laetitia), pode ser oportuna a questão: Como é que estamos a apoiar os jovens no caminho de descoberta da beleza da vocação ao matrimónio?
1 de junho de 2021

Construção de uma inocência

No dia um de junho, em Portugal, comemora-se o Dia da Criança. A efeméride está relacionada com a proclamação internacional, no ano de 1925, em Genebra, durante a Conferência Mundial para o bem-estar da Criança.
18 de maio de 2021

8 pistas sobre o ministério de Catequista

O Papa Francisco assinou a dez de maio a Carta Apostólica pela qual se institui o ministério de Catequista. Retiradas deste documento, propomos oito pistas para iniciar (ou retomar) a reflexão sobre o ‘ministério’ de Catequista.
15 de maio de 2021

Em Ano da Família 'Amoris Laetitia' («A Alegria do Amor») urge perceber o online dentro da missão evangelizadora que nasce «de contar o que vemos, o que acontece diante dos nossos olhos, de partilhar testemunhos».
11 de maio de 2021

Novo modo de presença

O Deus bíblico possui um nome próprio com o qual pode ser invocado, com quem podemos estabelecer uma relação pessoal de amizade. Não se trata, no caso de Jesus Cristo, de nos dar a conhecer uma nova palavra para nomear Deus. Trata-se de novo modo de presença entre nós.
8 de maio de 2021

Amor que supera a justiça

A caridade está para além da justiça, supera-a e completa-a «com a lógica do dom e do perdão». O amor cristão, porque supera «aquilo que [ao outro] lhe compete por justiça», entra naquele âmbito que diz respeito ao dom e à gratuidade, à misericórdia e ao perdão.