Reflexões breves

20 de outubro de 2020

Verdade que sustenta a vida

A melhor sintonia possível entre o ato e o conteúdo da fé permite manter-nos firmes diante das dificuldades, porque temos um conjunto de verdades que, ainda que não a consigam expressar em pleno, porque imperfeitas, remetem para a única Verdade (com maiúscula) que sustenta a nossa vida, o objeto e a meta da nossa fé.
17 de outubro de 2020

Pacto Educativo Global

Apoiado numa radiografia do sistema educativo e do impacto provocado pela pandemia do coronavírus (Covid 19), Francisco propõe sete pontos de compromisso pessoal e comunitário para pôr em marcha o tão desejado Pacto Educativo Global. A partir da Doutrina Social da Igreja vamos investir as nossas energias e criatividade para dar vida a tão forte apelo do Papa Francisco!
13 de outubro de 2020

Somos todos irmãs e irmãos

Somos todos irmãs e irmãos, todos filhos do mesmo Pai. Cada um com as suas diferenças, que a todos enriquecem, quando acolhidas como dom; às vezes, provocam divisão e afastamento. A nossa missão é recordar o que nos aproxima e nos une como irmãos, sem ficar bloqueados pelo que nos diferencia. Importa viver mais o que nos une do que aquilo que nos separa.
10 de outubro de 2020

Carlo Acutis

Carlo Acutis «soube usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza», escreveu o Papa Francisco, ao evocar a criatividade no mundo digital. O Laboratório da fé assume-o como patrono das propostas de primeiro anúncio de evangelização através dos meios digitais.
3 de outubro de 2020

Terno e vivo amor

O estudo e a leitura orante da Bíblia enriquece de sentido todas as manifestações religiosas, orientando-as «para o vértice da fé, ou seja, a plena adesão ao mistério de Cristo». Urge mostrar a todos a força espiritual dos textos bíblicos, de modo que «cada um se torne capaz de abrir o livro sagrado e colher os seus frutos inestimáveis de sabedoria, esperança e vida».
29 de setembro de 2020

Símbolo da fé cristã

Ao proclamar a fé cristã, de acordo com um modelo estabelecido, estamos a reconhecer o vínculo que nos une às gerações que nos precederam e a passar o testemunho às que nos hão de suceder. O «Credo» também se diz ‘símbolo’, porque, ao recitá-lo, ficamos vinculados a todos os que, em qualquer época, assumem o mesmo ‘pacto’ de fé.
26 de setembro de 2020

Alcançar todas as periferias

O futuro da Igreja passa, como deseja o Papa, por apostar no discernimento sobre o caminho, conscientes de que «todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho».
19 de setembro de 2020

Aonde queremos chegar?

Os processos de renovação bem sucedidos foram capazes de desenvolver uma «imagem do futuro» apelativa e fácil de comunicar. Por isso, uma comunidade que se decide a implementar a transformação espiritual e pastoral (Renovação Inadiável) precisa de definir a ‘sua’ visão pastoral. Sem ela, o fracasso está assegurado!
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago