Reflexões breves

13 de abril de 2021

Aspirar às ‘coisas do alto’

As ‘coisas do alto’ são, por exemplo, as obras de misericórdia, como dar de comer a quem tem fome ou consolar os tristes, entre outras. Amar gratuitamente é saber que os outros nos podem ignorar ou até dececionar; mas nunca nos podem roubar a nossa alegria.
10 de abril de 2021

Acontecimento salvífico

A corporeidade ressuscitada de Jesus Cristo não pertence ao tempo e ao espaço, não é física nem química, é escatológica; a plenitude pascal é o culminar do mundo novo em dinâmica de ressurreição, esse mundo no qual a morte já não tem lugar, pois perdeu todo o seu poder.
6 de abril de 2021

Testemunhas da Páscoa

Jesus Cristo, pelo dom do Espírito Santo, torna-se ‘presente’, para transformar as inseguranças em paz, para escancarar as nossas portas fechadas e renovar todos os ‘espaços’ abertos e acolhedores, para modificar os nossos medos em alegria, para fazer de nós ‘Testemunhas da Páscoa’.
30 de março de 2021

Descobrir que somos amados

A Semana Santa é tempo oportuno para «recebermos a graça do assombro», de modo a não cairmos numa «fé surda» corrompida pelo hábito, refugiada em legalismos e clericalismos, fechada nas lamentações, paralisada pelos dissabores, a ponto de não estar aberta ao dom do Espírito Santo.
27 de março de 2021

O valor da autoestima

A humildade não está no assumir o erro, mas vinculada à consciência de que sou criatura finita e, portanto, reconheço que, por mim mesmo, não sou capaz de saber tudo ou ter tudo, como também não sou dono da minha vida. A humildade é um dom que se situa na ordem do ser, porque é essência do humano.
27 de março de 2021

Conhecer Jesus Cristo

Conhecer Jesus Cristo implica fazer o caminho que fizeram homens e mulheres, os seus primeiros seguidores. Podemos fazer o caminho de Pedro ou de um qualquer outro discípulo/apóstolo. O ponto central é colocarmo-nos no caminho do discipulado, dispostos a aprender com ele e a seguir com ele.
20 de março de 2021

Coração aberto para a vida

A Cruz de Jesus Cristo também nos desafia a participar no contágio do amor: ensina a olhar sempre para o outro com misericórdia e amor, ensina a sair de nós mesmos para ir ao encontro e todas as pessoas e lhes estender a mão. «Coragem! Tu não estás sozinho a levar a cruz! Eu levo-a contigo».
16 de março de 2021

Crescer no amor familiar

O Ano da Família 'Amoris Laetitia' («A Alegria do Amor»), «para crescer no amor familiar», decorre de 19 de março de 2021 até 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias sobre o «Amor em família: vocação e caminho da santidade».
13 de março de 2021

Dois remédios eficazes

Seria bom que cada um de nós se interrogasse: «Como é o meu coração diante das pessoas? Sou um hipócrita, que faço um sorriso e depois pelas costas critico e destruo os outros? Sou um hipócrita, que sorrio e depois por trás critico e destruo com a minha língua?». Então, «se nós, no final da Quaresma, tivermos sido capazes de corrigir um pouco isto, garanto-vos que a Ressurreição de Jesus se verá mais bela, maior entre nós».