Papa Francisco

9 de janeiro de 2021

Construir laços como irmãos

Como resposta aos desafios provocados pela pandemia, os bispos portugueses desejam que se iniciem novos «percursos sinodais», que sejam «laboratórios de reflexão» sustentados pelo amor solidário e capazes de promover uma «nova etapa evangelizadora». A inspiração vem do Papa Francisco, um «especialista» na arte de pensar o Evangelho como resposta às questões dos tempos hodiernos.
26 de dezembro de 2020
Cuidar dos outros

A cultura do cuidado

A ‘gramática’ do cuidado organiza-se em quatro princípios, em sintonia com a Doutrina Social da Igreja e o serviço de caridade vivido na prática multissecular das obras de misericórdia corporais e espirituais: «a promoção da dignidade de toda a pessoa humana, a solidariedade com os pobres e indefesos, a solicitude pelo bem comum e a salvaguarda da criação».
19 de dezembro de 2020
Presépio

Custodiar o mistério da vida

A cada um de nós compete ir além da simples representação. O essencial é ser capaz de acolher o Menino Jesus em cada ser humano, sobretudo nos pobres e marginalizados da sociedade. A Escritura, logo no início, evoca a criação do ser humano à imagem e semelhança de Deus. Trazemos em nós um mistério maior que faz possível que o próprio Deus se torne um de nós!
12 de dezembro de 2020

José, com coração de pai

Francisco quis, na Carta Apostólica Com coração de pai, partilhar connosco algumas reflexões pessoais sobre «esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós». É, portanto, um magnífico testemunho íntimo da sua devoção a São José, por ocasião dos 150 anos da proclamação como Padroeiro da Igreja Católica.
11 de dezembro de 2020

Alegria de viver

Como é belo ser cristão! A alegria é o melhor sinal da presença de Deus, o sinal de que Deus está connosco. É um dom que se manifesta quando nos abrimos à presença do Senhor, permitimos que atue em nós o Espírito Santo. Começa como uma experiência interior. Como podemos renovar hoje esta alegria?
5 de dezembro de 2020

Unidos somos mais fortes

Os voluntários são agentes provocadores de mudança de mentalidades e comportamentos, testemunham a possibilidade de uma real transformação, da economia à sociedade, do ambiente à política, entre outros. Os voluntários revelam, na prática, o quanto «Deus continua a espalhar sementes de bem na humanidade».
24 de novembro de 2020

Utopia ou compromisso?

Utopia? Para o cristão, mais do que uma utopia é uma tarefa, um compromisso. Não podemos renunciar aos grandes sonhos! Os cristãos temos a missão de contagiar a todos com este sonho e esperança. É a virtude que nos levanta e põe a caminho, mesmo quando os obstáculos nos parecem intransponíveis. Nós fomos criados para realizar os sonhos de Deus.
24 de outubro de 2020

Fazer avançar o mundo

Alguns hão de dizer que os sonhos são belos, mas irrealizáveis, são utopia. Como uma grande esperança, a utopia pode ser uma realidade, quando se proporcionam as condições e, juntos, se ousa dar o primeiro passo nessa direção. O impossível rima com passividade e braços cruzados, indiferença e resignação. O sonho rima com ousadia e entusiasmo, compromisso e ação.
17 de outubro de 2020

Pacto Educativo Global

Apoiado numa radiografia do sistema educativo e do impacto provocado pela pandemia do coronavírus (Covid 19), Francisco propõe sete pontos de compromisso pessoal e comunitário para pôr em marcha o tão desejado Pacto Educativo Global. A partir da Doutrina Social da Igreja vamos investir as nossas energias e criatividade para dar vida a tão forte apelo do Papa Francisco!