Conversão

24 de julho de 2020

Perseverança

A oração é uma questão de amor e adoração. Por isso, provoca em nós uma experiência de despojamento. A perseverança faz surgir o dia em que o nosso coração se torna sábio e esclarecido pela presença de Deus que purifica e renova toda a nossa vida.
2 de maio de 2020

Quarto Domingo da Páscoa, Ano A

A Páscoa é a vitória da vida, a vida nova do Ressuscitado, vida abundante que nos enche de paz e de alegria. Jesus Cristo vem para dar a vida e para nos dar a vida. A frase merece ser repetida como refrão: «Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».
30 de abril de 2020

Que havemos de fazer?

A vida não voltará a ser a mesma. «Que havemos de fazer?». A pergunta ecoa, entre nós, nesta época pascal. É hora de renovação! É preciso recuperar a «abundância» prometida por Jesus Cristo! Não te contentes com o mínimo, o necessário para (sobre)viver. Deseja, antes, uma vida plena, vida em abundância.
27 de março de 2020

Cristãos ‘com Cristo’

O Quinto Domingo da Quaresma (Ano A) recorda-nos a reanimação de Lázaro, antecipação do anúncio pascal, no qual a palavra chave é a afirmação feita por Jesus Cristo: «Eu sou a ressurreição e a vida». É a raiz da nossa fé e da nossa esperança.
26 de março de 2020

A ressurreição e a vida

A conversão quaresmal remete para a renúncia ao pecado e para a renovação das promessas batismais: mergulhamos na morte para o pecado e entramos na vida para Deus. Este processo de passagem da morte à vida está sempre unido ao reavivar da fé. Mais do que lista de ‘penitências’, importa alimentar-se da palavra que sai da boca de Deus.
24 de março de 2020

Regenerar a sociedade

A renovação tem início concreto num anúncio feito a uma jovem de Nazaré. Anúncio que é também proposta que precisa de consentimento. Não se impõe. Este é (sempre) o caminho de Deus. Jamais interfere na nossa liberdade. Não admira, por isso, que Maria tenha ficado «perturbada». A sua resposta tem a capacidade de influenciar o curso da História.
14 de março de 2020

Habitados pela presença de Deus

Não há férias, nem suspensão da nossa relação com Deus e com os outros. A ‘quarentena’ forçada aponta para uma Quaresma de conversão ao Evangelho, e para a proximidade de uma Páscoa de renovação e de vida nova. A interrupção das nossas rotinas há de ser acolhida como oportunidade para um novo hábito, tantas vezes relegado para um futuro sempre adiado.
27 de fevereiro de 2020

A palavra que sai da boca de Deus

A palavra de Deus possui uma força viva capaz de suscitar a conversão. Tomar como alimento essa «palavra que sai da boca de Deus» não anula a nossa debilidade, nem faz desaparecer a inclinação para o pecado. Mas dá-nos capacidade para enfrentar, com serenidade e fortaleza, as provações de cada dia.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share