A Alegria do Evangelho

26 de setembro de 2020

Alcançar todas as periferias

O futuro da Igreja passa, como deseja o Papa, por apostar no discernimento sobre o caminho, conscientes de que «todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho».
16 de junho de 2020

A força de pertencer

A mudança acontece menos pela pregação ou pelo ensino e muito mais pela construção de relações de confiança e de amizade, através da atenção pessoal e da pertença. Os pequenos grupos surgem como uma ferramenta para fomentar a pertença, de modo que a comunidade se converta numa comunidade de comunidades. São essenciais para uma comunidade expressiva e uma paróquia saudável.
7 de dezembro de 2019

Despertar energias

O ‘Caminho de Páscoa’, os seis passos da Renovação Inadiável, concretiza-se em doze ferramentas. Com estes recursos, é possível implementar o plano de Renovação Inadiável a fim de que a paróquia não se torne uma «estrutura caduca», mas, fiel à sua missão, esteja «ainda mais próxima das pessoas», seja lugar de «viva comunhão e participação».
23 de novembro de 2019

Entusiasmo e ousadia

A Renovação Inadiável quer instalar, no ambiente paroquial, o entusiasmo e a ousadia que permitam «respirar um ar renovado, imaginar um futuro melhor e fazer coisas concretas que desencadeiem uma mudança positiva».
26 de outubro de 2019

Rede de paróquias criativas

A criatividade ‘pastoral’ e ‘missionária’, que queremos implementar na vida pessoal e comunitária, inspira-se na ‘constante’ e ‘infinita’ criatividade divina: a que nos permite ver além dos nossos limites; a que nos dá a capacidade profética de rasgar novos horizontes; a que nos ensina a mostrar atual a Boa Nova de Jesus Cristo; a que nos desafia a reconfigurar os planos e as estruturas, as linguagens e os modelos de estar na Igreja e no mundo.
19 de outubro de 2019

Nova mentalidade solidária

Colocar os pobres no centro do caminho da Igreja é muito mais do que dar-lhes dinheiro para tranquilizar a consciência, é deixar-se evangelizar por eles. Mais do que atos esporádicos de generosidade, supõe a criação duma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos».
8 de outubro de 2019

Redescobrir o caminho da fé

O Laboratório da fé nasceu em outubro de dois mil e doze para concretizar os objetivos propostos naquele ano pastoral dedicado à ‘fé professada’, em sintonia com o Ano da Fé. O lema é retirado da Carta Apostólica de Bento XVI com a qual proclamou o Ano da Fé: «redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo».
5 de outubro de 2019

Semear esperança

‘Levantar-se’ e ‘multiplicar’ são duas ações que acompanham o «sair em missão com alegria» para «semear esperança». A primeira liga com o «sair em missão com alegria» a caminho das próximas Jornadas Mundiais da Juventude (Lisboa, 2022). A segunda aponta para os frutos da vida e da missão das comunidades (paroquiais) que aceitam a proposta de «semear esperança».
1 de outubro de 2019

Colocar Cristo no centro da vida

Ser ‘cristão com Cristo’ implica um sério e corajoso exame de consciência sobre o que está no centro da vida. Ao fazê-lo, talvez seja o «momento para dizer a Jesus Cristo: ‘Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco’».
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share