Sagrada Escritura

9 de junho de 2020

Plano diário de leitura

Um plano quotidiano de leitura da Bíblia, da parte do crente, permite sustentar a conexão, tecer uma história de amizade com Deus. A leitura bíblica quotidiana alarga o horizonte do crente para os outros ‘livros’ que sustentam qualquer relação de amizade com Deus: a natureza, a vida, a história, os acontecimentos, tudo o que diz respeito ao ser humano.
2 de abril de 2020

Como escutam os discípulos

O Domingo de Ramos é porta de entrada nos dias da Paixão. Vale a pena contemplar a densidade deste termo «Paixão» aplicado a Jesus Cristo: refere-se, em simultâneo, à plenitude do amor até dar a vida e aos sofrimentos suportados até à morte na cruz.
14 de março de 2020

Habitados pela presença de Deus

Não há férias, nem suspensão da nossa relação com Deus e com os outros. A ‘quarentena’ forçada aponta para uma Quaresma de conversão ao Evangelho, e para a proximidade de uma Páscoa de renovação e de vida nova. A interrupção das nossas rotinas há de ser acolhida como oportunidade para um novo hábito, tantas vezes relegado para um futuro sempre adiado.
6 de março de 2020

A mesa da Palavra

A Transfiguração, acontecimento próprio do Segundo Domingo da Quaresma (Ano A), anima a nossa esperança na luta contra as tentações e alenta o nosso coração no caminho de conversão ao Evangelho. Além da descrição, analisemos o que o evangelista nos quer dizer e como este acontecimento ilumina hoje a nossa vida.
5 de março de 2020

Escutai-O

Ecoa em cada dia da nossa existência aquele apelo «escutai-O» pela voz que se ouve a partir da nuvem, segundo a passagem evangélica da Transfiguração. «Esta Transfiguração é semelhante à da Sagrada Escritura, que se transcende a si mesma, quando alimenta a vida dos crentes» (Papa Francisco).
28 de fevereiro de 2020

Ler a Bíblia, dia a dia

Neste Primeiro Domingo da Quaresma (Ano A) podemos já evocar esse Espírito do Pentecostes que se torna presente e ativo na vida de Jesus Cristo, tal como o faz hoje na nossa própria vida. Que belo testemunho nos dá Jesus Cristo tomando a palavra bíblica como alimento saboroso e saudável.
27 de fevereiro de 2020

A palavra que sai da boca de Deus

A palavra de Deus possui uma força viva capaz de suscitar a conversão. Tomar como alimento essa «palavra que sai da boca de Deus» não anula a nossa debilidade, nem faz desaparecer a inclinação para o pecado. Mas dá-nos capacidade para enfrentar, com serenidade e fortaleza, as provações de cada dia.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share