Evangelho

28 de novembro de 2020

Profecias de Advento

Os pastores e os catequistas (e os demais evangelizadores) têm aqui um exercício interessante (até divertido) a propor aos fiéis/catequizandos: descobrir de que modo as profecias se cumprem nos evangelhos, como é que os tempos messiânicos anunciados pelo profeta Isaías encontram pleno cumprimento em Jesus Cristo.
26 de setembro de 2020

Alcançar todas as periferias

O futuro da Igreja passa, como deseja o Papa, por apostar no discernimento sobre o caminho, conscientes de que «todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho».
18 de setembro de 2020

Inveja e murmuração

A inveja e a murmuração destroem a comunidade. São uma janela aberta para a entrada do mal, uma barreira ao amor e ao perdão. São um veneno que divide a comunidade. O Papa Francisco não se cansa de alertar para estes dois grandes males pessoais e comunitários.
17 de setembro de 2020

Viver de maneira digna do Evangelho

Deus toma a iniciativa de vir ao nosso encontro e a todos oferecer o seu amor. Ele quer-nos assim, à sua imagem e semelhança, sempre disponíveis para amar e perdoar. Precisamos de converter os olhares e os corações para acolher os pensamentos e os caminhos de Deus: «Procurai somente viver de maneira digna do Evangelho de Cristo».
29 de maio de 2020

Criativos

O Espírito Santo, à luz da vida de Jesus Cristo, ajuda-nos a ser criativos diante de todos os nossos acontecimentos, tanto os positivos, como os negativos, as alegrias e as esperanças, também as tristezas e angústias. A criatividade faz de nós homens e mulheres ressuscitados!
18 de abril de 2020

Ressuscitado com chagas

O que foi crucificado é o mesmo que foi ressuscitado por Deus. Esta igualdade fica confirmada pelas chagas. E significam algo mais: são expressão de identidade, ou seja, pertencem ao seu novo ser de ressuscitado. Dito de outro modo: ao vencer a morte, não abandona o caduco da existência mortal; a debilidade da carne mortal é assumida na glória do corpo ressuscitado.
9 de abril de 2020

Anunciar as obras do Senhor

A escuridão da morte dá lugar à luz da vida. A Páscoa tudo envolve com uma intensa luz, a começar pelas mulheres, as primeiras discípulas, passando por Pedro, João e todos os outros, por Paulo e pelas primeiras comunidades cristãs, de geração em geração, até ao nosso tempo, até ao fim dos tempos.
6 de março de 2020

A mesa da Palavra

A Transfiguração, acontecimento próprio do Segundo Domingo da Quaresma (Ano A), anima a nossa esperança na luta contra as tentações e alenta o nosso coração no caminho de conversão ao Evangelho. Além da descrição, analisemos o que o evangelista nos quer dizer e como este acontecimento ilumina hoje a nossa vida.
17 de agosto de 2019

Testemunho digital

A amizade, o aprofundamento dos laços entre as pessoas, pode ser alimentada através das redes sociais. Sem descuidar o encontro pessoal, o tu a tu, confirmamos as possibilidades próprias do mundo digital. O testemunho é sempre decisivo no processo evangelizador: «também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia».
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share