covid-19

15 de maio de 2020

Nunca sozinhos (II)

Nunca sozinhos! A promessa do Espírito Santo garante-nos a presença certa e contínua de Deus na nossa vida. Não temos a presença fisicamente ao nosso lado, mas temos, em nós, o seu Espírito: «O Espírito da verdade habita convosco e está em vós».
8 de maio de 2020

Corações ao alto

De repente, tudo ficou ainda mais fugaz. Primeiro, obrigados a fugir, a ficar ‘escondidos’ e limitados ao espaço da nossa casa. Estamos perturbados. Queremos uma solução. A nível pessoal e comunitário, não sabemos o caminho. Ainda estamos como Filipe à espera de uma solução mágica ou que outros façam o que nos compete para mudar de rumo em direção a Deus?
7 de maio de 2020

Não se perturbe o vosso coração

Ao sentir a pressão do medo e da incerteza, ficamos perturbados. Será que alguém vai encontrar uma solução? Na procura, podemos cair no erro de ‘ver’ apenas soluções terrenas. Será que temos fé nas palavras de Jesus? Tu continuas a dizer-nos: «Não se perturbe o vosso coração»!
5 de maio de 2020

Caminhos novos

A paragem radical em todas as atividades litúrgicas e pastorais, pode ser favorável à tomada de decisões, ainda que seja útil a prudência quanto à forma de as implementar. Bom princípio é ser sistemático, sem ser drástico. Aceitemos nas possibilidades que este tempo pode proporcionar à nossa vida pessoal e à nossa comunidade (paroquial), no presente e também no próximo futuro.
21 de abril de 2020

Um plano para ressuscitar

‘Um plano para ressuscitar’ consiste em discernir como fazer palpitar a «vida nova que o Senhor quer gerar neste momento concreto da história». O Espírito do Ressuscitado, capaz de «fazer novas todas as coisas», pode sempre renovar a nossa vida e a nossa comunidade. Deixa-te interpelar por tão nobre desafio: como posso pôr em marcha ‘um plano para ressuscitar’?
17 de abril de 2020

Vitória na palma da mão

A paz e a alegria são a janela que abrimos neste segundo episódio da ‘série’ pascal: proporcionam a serenidade interior de quem está habitado por Jesus Cristo; restabelecem a harmonia na relação com Deus, consigo mesmo, com os outros, com a Criação.
11 de abril de 2020

Sem medo!

Nesta ‘série’, constatamos que o medo é uma escolha, do mesmo modo que podemos optar pela confiança que brota da paz interior. Em cada ‘episódio’ vamos abrir janelas, pelas quais a esperança pode entrar com força renovada. Audácia, valentia, novidade, paz, criatividade, compromisso, compaixão, misericórdia, são as propostas do Ressuscitado, o Vivente. Deus quer precisar de ti para continuar a fazer maravilhas!
10 de abril de 2020

O contágio da Boa Nova

A escuridão da morte dá lugar à luz da vida. Vamos «anunciar as obras do Senhor», testemunhar a vitória da Páscoa! É provável que sejam (apenas) pequenos sinais. Mesmo assim, «não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?». O anúncio e o testemunho de cada boa notícia é sempre mais contagiante do que qualquer pandemia.
9 de abril de 2020

Anunciar as obras do Senhor

A escuridão da morte dá lugar à luz da vida. A Páscoa tudo envolve com uma intensa luz, a começar pelas mulheres, as primeiras discípulas, passando por Pedro, João e todos os outros, por Paulo e pelas primeiras comunidades cristãs, de geração em geração, até ao nosso tempo, até ao fim dos tempos.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share