pandemia

21 de novembro de 2020

Inteligentes e sensatos

O que distingue o sábio é a inteligência sensata, ou seja, o sábio é aquele que faz o discernimento na hora de pôr em prática os seus conhecimentos. Hoje, tempos de incerteza, mais precisamos de governantes e pastores com «um coração sábio e esclarecido», que, além de inteligentes (conhecimento), sejam sensatos (comportamento).
6 de novembro de 2020

Saciar a sede

O salmo deste domingo sugere uma metáfora espiritual muito forte para nos ajudar a refletir sobre o nosso encontro com o esposo. É a imagem dos noivos que se amam. É preciosa esta imagem da sede de estar juntos, o passar a noite a pensar no amado, o desejo de encontro, como a necessidade de azeite para alimentar o fogo do amor. É assim a minha relação com Deus?
27 de outubro de 2020

Criativos na reflexão e ação

Como é que será a Igreja, como é que serão as paróquias e dioceses, depois desta pandemia do coronavírus (Covid 19)? Apesar das incertezas, em período de navegação à vista, é precisamente em tempos como este em que nos é dado viver que mais precisamos de imaginar o futuro, abertos à esperança, sem deixar de ser criativos na reflexão e na ação.
13 de outubro de 2020

Somos todos irmãs e irmãos

Somos todos irmãs e irmãos, todos filhos do mesmo Pai. Cada um com as suas diferenças, que a todos enriquecem, quando acolhidas como dom; às vezes, provocam divisão e afastamento. A nossa missão é recordar o que nos aproxima e nos une como irmãos, sem ficar bloqueados pelo que nos diferencia. Importa viver mais o que nos une do que aquilo que nos separa.
9 de outubro de 2020

Festa da caridade

A vida em comunhão com Deus é descrita como uma manifestação de amor e alegria. A alegria e a caridade podem ser dois sinais proféticos para a credibilidade da nossa fé. Tantas vezes a Bíblia usa a imagem festiva do banquete para descrever o amor divino. Porque não fazermos o mesmo para despertar nos outros o desejo de Deus?
3 de outubro de 2020

Terno e vivo amor

O estudo e a leitura orante da Bíblia enriquece de sentido todas as manifestações religiosas, orientando-as «para o vértice da fé, ou seja, a plena adesão ao mistério de Cristo». Urge mostrar a todos a força espiritual dos textos bíblicos, de modo que «cada um se torne capaz de abrir o livro sagrado e colher os seus frutos inestimáveis de sabedoria, esperança e vida».
1 de setembro de 2020

Responder ao ‘grito’ da terra

«Jubileu pela Terra: novos ritmos, nova esperança» é o tema da edição deste ano de dois mil e vinte do ‘Tempo da Criação’, iniciativa que une cristãos de todo o mundo com o propósito de mostrar como amar a Deus e ao próximo através da Criação. As atividades podem incluir uma missa especial, uma peregrinação, iniciativas de sensibilização e práticas de sustentabilidade que respondam ao ‘grito’ da Terra.
8 de maio de 2020

Corações ao alto

De repente, tudo ficou ainda mais fugaz. Primeiro, obrigados a fugir, a ficar ‘escondidos’ e limitados ao espaço da nossa casa. Estamos perturbados. Queremos uma solução. A nível pessoal e comunitário, não sabemos o caminho. Ainda estamos como Filipe à espera de uma solução mágica ou que outros façam o que nos compete para mudar de rumo em direção a Deus?
21 de abril de 2020

Um plano para ressuscitar

‘Um plano para ressuscitar’ consiste em discernir como fazer palpitar a «vida nova que o Senhor quer gerar neste momento concreto da história». O Espírito do Ressuscitado, capaz de «fazer novas todas as coisas», pode sempre renovar a nossa vida e a nossa comunidade. Deixa-te interpelar por tão nobre desafio: como posso pôr em marcha ‘um plano para ressuscitar’?
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share