propósito de vida

2 de janeiro de 2021

Atenção plena

A imagem visual deste episódio detém-se numa estrela especial que orienta o caminho. Para nós, não é a estrela que determina a condição do Menino. Ele mesmo é a Estrela da Humanidade. Ele é o Caminho, o único que conduz ao sentido da vida, ao encontro da nossa identidade e missão.
26 de dezembro de 2020
Confiança em Deus

Confiança

O propósito de vida, como a fé, não é uma decisão que parte de nós para Deus. A missão vem das ‘mãos’ de Deus para o meu coração. «Mais importante do que dizer o que eu penso de Deus é saber o que Deus pensa de mim», disse um dia Eduardo Lourenço. O que Deus pensa de mim é o meu propósito de vida!
15 de dezembro de 2020

Acolher o sinal espiritual

A coincidência deste fenómeno, tão magnífico como incomum, em ano tão atípico seja uma oportunidade renovada para acolhermos o sinal teológico e espiritual da Estrela de Belém. Com o coração aberto ao assombro, contra todas as tentativas dos que pretendem empobrecer o sentido da vida, de olhos bem levantados, perceberemos a Estrela que nos guia desde o início e nos quer conduzir à meta.
11 de dezembro de 2020

Alegria de viver

Como é belo ser cristão! A alegria é o melhor sinal da presença de Deus, o sinal de que Deus está connosco. É um dom que se manifesta quando nos abrimos à presença do Senhor, permitimos que atue em nós o Espírito Santo. Começa como uma experiência interior. Como podemos renovar hoje esta alegria?
10 de dezembro de 2020

Vivei sempre alegres

«Vivei sempre alegres» — é este imperativo que faz do Terceiro Domingo de Advento (Ano B) o ‘domingo da alegria’. Não é a alegria um sinal da esperança? Não é a alegria um sinal da presença de Deus? Reconheço-a como um fruto do Espírito Santo, a melhor atitude «para dar testemunho da luz».
27 de novembro de 2020

És uma missão

O Advento marca o ponto de encontro de um caminho bifurcado: o nosso itinerário até Jesus Cristo e a vinda de Deus à nossa humanidade. Deus rasgou os céus e desceu da forma mais admirável: fez-se carne, tornou-se humano como nós. Deus, o Criador, vem assumir a condição de criatura para nos oferecer a salvação, para nos mostrar o sentido da vida.
28 de abril de 2020

Uma questão de amor

A vocação é a ‘busca’ do propósito de vida. Para o crente, é ‘chamada’ de Deus: «coloca toda a nossa vida diante de Deus que nos ama, permitindo-nos compreender que nada é fruto dum caos sem sentido, mas, pelo contrário, tudo pode ser inserido num caminho de resposta ao Senhor, que tem um projeto estupendo para nós».