Reflexões litúrgicas

9 de abril de 2021

Tomé

A ausência de Tomé, na tarde daquele primeiro dia, impediu-o de participar neste processo pascal. Terá de ser o próprio a fazer a experiência. É certo que recebe o testemunho dos irmãos, mas só o próprio pode dar o passo da dúvida à confiança, da incredulidade à fé. A dúvida é, porventura, a melhor forma de confirmar a fé, consolidar as razões do acreditar.
3 de abril de 2021

Maria Madalena

A persistência desta mulher em deslocar-se ao sepulcro na «manhãzinha» do «primeiro dia da semana», com tristeza e medo, depois com entusiasmo e grande alegria, faz dela a primeira testemunha do Ressuscitado. Maria Madalena é «Apóstola dos Apóstolos» ao levar-lhes, em primeira mão, a alegre mensagem da Páscoa.
26 de março de 2021

Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus Cristo? É também a pergunta que percorre o evangelho segundo Marcos. O verdadeiro significado de ‘Filho de Deus’ não pode ser (bem) compreendido sem o conteúdo da Paixão. O Filho de Deus é o amor desarmado do Pai, o Servo sofredor, o Messias crucificado, o Salvador ferido, a entrega gratuita até à morte na cruz.
19 de março de 2021

A Eterna Aliança

Deus está tatuado dentro de nós, habita o íntimo mais íntimo do nosso ser. O crente confia em Deus, deixa-se amar, deseja um coração puro, abre-se aos frutos da Aliança. É a meta da Nova e Eterna Aliança. O horizonte do humano (crente) é possuir um coração purificado que lhe permita alcançar a visão divina, ‘ver’ a Deus.
12 de março de 2021

A misericórdia

Deus propõe o caminho do bem; ama cada um e, da parte do ser humano, espera acolhimento e resposta positiva ao seu amor. A misericórdia divina não está condicionada aos nossos comportamentos, bons ou maus. A misericórdia jamais depende da nossa conduta moral ou prática religiosa.
26 de fevereiro de 2021

A provação

Uma renúncia, um ‘sacrifício’, é sempre uma provação, ostenta uma ferida. Aliás, se o amor não custa, se não trazes contigo as cicatrizes, é porque ainda não o experimentaste em pleno. Tem de ser assim?! Apenas te sei dizer que as provações nos fazem crescer e amadurecer. Não só na Quaresma!
19 de fevereiro de 2021

O sinal

O itinerário desta ‘série’ é dos que melhor contribui para a importância de nos situarmos no caminho divino, em vez de predeterminados a dizer a Deus o que é que precisamos que faça em nós e/ou por nós. Propomo-lo a partir do tema da Aliança.
12 de fevereiro de 2021

Vem aí a Quaresma!

Queira Deus que seja esse o ‘milagre’ deste nosso tempo: a imunidade de grupo que ansiamos com a vacina, como dizia uma publicação nas redes socais, seja acompanhada também pela humanidade de grupo.