Reflexões litúrgicas

17 de janeiro de 2020

Dar testemunho

O discípulo é aquele que se sente chamado por Deus para a missão de dar testemunho do seu amor ao Evangelho. Vêmo-lo refletido nos textos bíblicos deste Segundo Domingo (Ano A). Pelo batismo, somos «santificados em Cristo Jesus» e «chamados à santidade».
10 de janeiro de 2020

Acolher a todos

A Festa do Batismo de Jesus encerra o ciclo natalício e inicia a primeira semana do Tempo Comum, marca a passagem para uma sequência de domingos até ao tempo quaresmal. O presépio de Belém dá lugar às margens do rio Jordão. A missão começa com um gesto inédito.
3 de janeiro de 2020

A mesma herança

O nascimento de Jesus não é só uma boa notícia e uma grande alegria para o povo judeu. É também para todos os povos que reconhecem a presença e Deus e o acolhem nos seus corações. Por isso se chama «Epifania», quer dizer, manifestação de Deus a toda a gente, aqui representada pelos Magos.
31 de dezembro de 2019

Sois filhos

A liturgia da Igreja consagra o primeiro dia do ano a Santa Maria. Há uma semana, celebramos a alegria do nascimento de Jesus Cristo. Hoje, é um dia para continuar a contemplar a esperança que brota do Presépio como revolução do amor e da paz. A necessidade que todos temos de cultivar a nossa vida interior.
26 de dezembro de 2019

Vivei em ação de graças

Neste domingo dentro da Oitava do Natal, a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José permite-nos um olhar mais tranquilo ao mistério do Natal. Através de uma família humana, Deus fez-se um de nós, tomou a nossa carne. A lição do silêncio e da família, do amor e da gratidão.
25 de dezembro de 2019

A ditosa esperança

O Natal não é só o aniversário natalício de Jesus Cristo. É a celebração do nascimento de Deus em cada um de nós. É também o nosso nascimento que se torna possível. Jesus Cristo continua a ‘nascer’ no ‘presépio’ do nosso coração, esse lugar único em que se torna possível saborear a presença divina.
19 de dezembro de 2019

Recebemos a graça e a missão

O Natal está a chegar! O Senhor deu-nos e dá-nos um sinal. Continua a fazer-se presente. Essa é a maior ‘boa notícia’. Jesus Cristo vem para salvar, seja o que for que precisas que seja salvo. Tu e eu «recebemos a graça e a missão»: a graça de acolher Jesus Cristo e a missão de anunciar a sua presença entre nós.
11 de dezembro de 2019

Esperai com paciência

A alegria está aí! O Natal está a chegar! Este é o «Domingo da Alegria», o Terceiro de Advento. As cores e os sabores do Natal já inundam as ruas e as casas. Faltam dez dias, suficientes para tomar consciência do tempo em que estamos e nos prepararmos para que Jesus ‘nasça’ na nossa vida.
4 de dezembro de 2019

Tenhamos esperança

O Segundo Domingo de Advento, este ano, coincide com a solenidade da Imaculada Conceição. A liturgia convida a festejar Maria que, pela graça divina, foi concebida sem pecado. Neste Advento, Maria ajuda-nos a perceber o que significa ter esperança: viver abertos aos planos de Deus.