Reflexões litúrgicas

26 de fevereiro de 2021

A provação

Uma renúncia, um ‘sacrifício’, é sempre uma provação, ostenta uma ferida. Aliás, se o amor não custa, se não trazes contigo as cicatrizes, é porque ainda não o experimentaste em pleno. Tem de ser assim?! Apenas te sei dizer que as provações nos fazem crescer e amadurecer. Não só na Quaresma!
19 de fevereiro de 2021

O sinal

O itinerário desta ‘série’ é dos que melhor contribui para a importância de nos situarmos no caminho divino, em vez de predeterminados a dizer a Deus o que é que precisamos que faça em nós e/ou por nós. Propomo-lo a partir do tema da Aliança.
12 de fevereiro de 2021

Vem aí a Quaresma!

Queira Deus que seja esse o ‘milagre’ deste nosso tempo: a imunidade de grupo que ansiamos com a vacina, como dizia uma publicação nas redes socais, seja acompanhada também pela humanidade de grupo.
5 de fevereiro de 2021

(C)oração

O discípulo missionário é incentivado a imitar o Mestre: estar, curar, rezar, anunciar. Antes de ir a ‘outros lugares’, aos quais é urgente levar a alegria do Evangelho, importa dedicar tempo à oração. Como Jesus Cristo, sabe ‘retirar-se’ para rezar. O discipulado é também caminho de oração, caminho de coração!
29 de janeiro de 2021

Treinar o espanto

Nós, os aprendizes de discípulos, precisamos de treinar, todos os dias, o maravilhamento, o assombro pela vida do Mestre. Sem endurecer o coração. Libertos de todas as ‘preocupações’, podemos acolher a voz do Senhor e desfrutar do seu alento, que enche o nosso coração.
22 de janeiro de 2021

Seguir o Mestre

«Vinde comigo». O caminho de discipulado é um dom, um presente. A iniciativa é do Mestre! Os discípulos sentem-se fascinados e, ao escutarem o chamamento, «deixaram logo... e seguiram Jesus». Ele pousa o seu olhar sobre cada um; o chamado sente-se abraçado pelo olhar do Mestre. O discipulado começa com um olhar!
16 de janeiro de 2021

Ficar com o Mestre

A história dos primeiros discípulos é, afinal, a nossa história. Pensa na tua história de cristão, no modo como te tens relacionado com Jesus Cristo. Seja qual for o teu percurso, permite hoje que se torne numa história de encontro capaz de deixar uma marca no teu coração, capaz de mudar a tua vida. No momento certo, lhe dirás: «Mestre, onde moras?», ou seja, «Quero ficar contigo».
9 de janeiro de 2021

Acompanhar Jesus Cristo

O batismo de Jesus Cristo comporta uma experiência interior de grande intensidade. Eis que começa o mundo novo, a vida nova dos filhos de Deus. Não precisamos de esperar o fim do mundo; já podemos acolher essa vida oferecida por Aquele que «batizar-vos-á no Espírito Santo».
2 de janeiro de 2021

Atenção plena

A imagem visual deste episódio detém-se numa estrela especial que orienta o caminho. Para nós, não é a estrela que determina a condição do Menino. Ele mesmo é a Estrela da Humanidade. Ele é o Caminho, o único que conduz ao sentido da vida, ao encontro da nossa identidade e missão.