Luz

10 de abril de 2020

O contágio da Boa Nova

A escuridão da morte dá lugar à luz da vida. Vamos «anunciar as obras do Senhor», testemunhar a vitória da Páscoa! É provável que sejam (apenas) pequenos sinais. Mesmo assim, «não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?». O anúncio e o testemunho de cada boa notícia é sempre mais contagiante do que qualquer pandemia.
9 de abril de 2020

Anunciar as obras do Senhor

A escuridão da morte dá lugar à luz da vida. A Páscoa tudo envolve com uma intensa luz, a começar pelas mulheres, as primeiras discípulas, passando por Pedro, João e todos os outros, por Paulo e pelas primeiras comunidades cristãs, de geração em geração, até ao nosso tempo, até ao fim dos tempos.
20 de março de 2020

Quarto Domingo da Quaresma, Ano A

O Quarto Domingo da Quaresma está centrado na temática da luz. Jesus Cristo mostra-nos como se pode erradicar as nossas ‘cegueiras’ para descobrir a luminosidade e a beleza da relação com Deus. Ele ilumina todas as obscuridades da vida e leva o ser humano a viver como filho da luz.
20 de março de 2020

Abrir os olhos

O Quarto Domingo da Quaresma (Ano A) está centrado na temática da luz. Através de uma catequese, Jesus Cristo mostra-nos como se pode despertar a fé, erradicar as nossas ‘cegueiras’ para descobrir a luminosidade e a beleza da relação com Deus.
19 de março de 2020

A luz do mundo

A temática da luz preenche este Quarto Domingo da Quaresma, também designado 'Domingo da Alegria'. Jesus Cristo, não só ilumina os olhos, mas também, e principalmente, o coração. Além da cura física, realiza outra mais importante: a cura espiritual. Qual é a parte da tua vida que mais precisa de ser curada e iluminada?
7 de fevereiro de 2020

O ‘poder’ da fragilidade

O segundo capítulo da Primeira Carta aos Coríntios apresenta do método de evangelização apostólico de Paulo: promove o acolhimento, constrói relacionamentos saudáveis, potencia a fraternidade através do diálogo, paciência, perdão, sabe valorizar as próprias e alheias fragilidades.
6 de fevereiro de 2020

Apresentei-me diante de vós cheio de fraqueza

A fragilidade aproxima, é o que mais une as pessoas. Apresentar-se diante dos outros «cheio de fraqueza» é um ato tremendamente poderoso. Aproxima, gera empatia e acolhimento, transforma o estado de espírito, abre à esperança, renova a vida.
31 de janeiro de 2020

Sinal da Cruz

Quarenta dias depois do nascimento do primeiro filho, a lei judaica prescrevia que os pais o apresentassem no Templo de Jerusalém para o oferecer ao Senhor, e também para o ritual de purificação da mãe. Assim fizeram José e Maria com Jesus, o seu primogénito. É uma das festas mais antigas do cristianismo.
30 de janeiro de 2020

Sinal de contradição

A Apresentação de Jesus (no Templo) é das mais antigas do cristianismo. Jesus Cristo é apresentado como luz e sinal de contradição. Hoje, reconhecemos que é possível ver ‘luz’ na ‘contradição’ que é o sinal da cruz. O que seria o fracasso final torna-se em vitória do amor.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share