Luz

2 de janeiro de 2021

Atenção plena

A imagem visual deste episódio detém-se numa estrela especial que orienta o caminho. Para nós, não é a estrela que determina a condição do Menino. Ele mesmo é a Estrela da Humanidade. Ele é o Caminho, o único que conduz ao sentido da vida, ao encontro da nossa identidade e missão.
2 de janeiro de 2021

Nós vimos a sua estrela

A Epifania celebra o esplendor da Luz do Natal. Desponta a aurora de um novo dia que ilumina todos os povos e nações. A imagem visual desta Boa Notícia começa numa estrela especial que orienta o caminho: «Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Adoremos o nosso Salvador!
2 de janeiro de 2021

Epifania

A Epifania celebra o esplendor da Luz do Natal. Desponta a aurora de um novo dia que ilumina todos os povos e nações. É a festa da universalidade da salvação. A imagem visual desta Boa Notícia começa numa estrela especial que orienta o caminho: «Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Adoremos o nosso Salvador!
22 de dezembro de 2020
Manjedoura do presépio

A noite que é amanhecer

A noite de Natal une o humano com o divino, une o divino com o humano. Numa só pessoa. Ao unir o divino com o humano, une-nos uns aos outros. Ao fazer-se carne, Deus diz-nos que a nossa condição humana é dom maravilhoso. Deus revela o rosto oculto do seu ser: graça, amor, misericórdia, comunhão.
11 de dezembro de 2020

Alegria de viver

Como é belo ser cristão! A alegria é o melhor sinal da presença de Deus, o sinal de que Deus está connosco. É um dom que se manifesta quando nos abrimos à presença do Senhor, permitimos que atue em nós o Espírito Santo. Começa como uma experiência interior. Como podemos renovar hoje esta alegria?
10 de dezembro de 2020

Vivei sempre alegres

«Vivei sempre alegres» — é este imperativo que faz do Terceiro Domingo de Advento (Ano B) o ‘domingo da alegria’. Não é a alegria um sinal da esperança? Não é a alegria um sinal da presença de Deus? Reconheço-a como um fruto do Espírito Santo, a melhor atitude «para dar testemunho da luz».
13 de novembro de 2020

Trigésimo Terceiro Domingo, Ano A

O alerta deste domingo não é para nos meter medo ou afligir perante qualquer possível acontecimento inesperado e trágico. É para nos despertar à vigilância ativa e responsável dos ‘talentos’. Os que assim procedem não andam nas trevas e contam-se entre os ditosos «filhos da luz».
13 de novembro de 2020

A luz da eternidade

A luz da eternidade começa aqui e agora, em especial na relação com os outros. Em vez de olhar para os ‘talentos’ como capacidades ou dons, pensa neles como as pessoas de quem tens de cuidar, sem esquecer os mais pobres e frágeis. São eles que ditarão o ‘sucesso’ ou o ‘fracasso’ da tua existência terrena.
12 de novembro de 2020

Filhos da luz

O alerta do Trigésimo Terceiro Domingo (Ano A) não é para meter medo ou afligir perante qualquer acontecimento inesperado e trágico. É para nos despertar à vigilância ativa e responsável dos ‘talentos’. Os que assim procedem contam-se entre os ditosos «filhos da luz e filhos do dia».