ano pastoral

11 de agosto de 2020

Avaliação sobre a missão

O reconhecimento humilde das fragilidades «ajuda a centrar no essencial» e a «desprender daquilo que não interessa». O método do exame de consciência aplicado à vida comunitária contribui para perceber que podemos estar dominados por uma força paralisadora que induz «a não mudar, a deixar as coisas como estão, a optar pelo imobilismo e a rigidez e, assim, impedimos que atue o sopro do Espírito Santo».
5 de outubro de 2019

Semear esperança

‘Levantar-se’ e ‘multiplicar’ são duas ações que acompanham o «sair em missão com alegria» para «semear esperança». A primeira liga com o «sair em missão com alegria» a caminho das próximas Jornadas Mundiais da Juventude (Lisboa, 2022). A segunda aponta para os frutos da vida e da missão das comunidades (paroquiais) que aceitam a proposta de «semear esperança».
3 de setembro de 2019

Atitude sempre renovada

A vida é sempre um processo em mudança, mas precisa de assentar sobre uma base que lhe dê equilíbrio e eficácia. É claro que haverá novos acontecimentos, previstos ou imprevistos. Uns e outros não podem ser desperdiçados. A rotina, porém, continua a dominar a nossa existência quotidiana. O segredo consiste em acolher o ‘regresso’ como ‘novo’, encarar a rotina com elegância.
6 de agosto de 2019

Cultura do encontro

À primeira vista, o ritmo mais ajustado é fazer coincidir o ano pastoral (e catequético) com o ano escolar, e iniciar a formação catequética com a entrada no primeiro ciclo do ensino básico. Não estaremos a desperdiçar, nestes meses mais calmos, a oportunidade de experimentar outras variantes que complementem os habituais modelos?
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share