Jesus Cristo

9 de janeiro de 2021

Batismo de Jesus, Ano B

No domingo da celebração do Batismo de Jesus, a palavra que sai da boca de Deus é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado».
9 de janeiro de 2021

Acompanhar Jesus Cristo

O batismo de Jesus Cristo comporta uma experiência interior de grande intensidade. Eis que começa o mundo novo, a vida nova dos filhos de Deus. Não precisamos de esperar o fim do mundo; já podemos acolher essa vida oferecida por Aquele que «batizar-vos-á no Espírito Santo».
9 de janeiro de 2021

Filho muito amado

No Batismo de Jesus, a palavra que sai da boca de Deus «não volta sem ter produzido o seu efeito, [...] sem ter realizado a sua missão». A palavra é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado».
26 de dezembro de 2020
Confiança em Deus

Confiança

O propósito de vida, como a fé, não é uma decisão que parte de nós para Deus. A missão vem das ‘mãos’ de Deus para o meu coração. «Mais importante do que dizer o que eu penso de Deus é saber o que Deus pensa de mim», disse um dia Eduardo Lourenço. O que Deus pensa de mim é o meu propósito de vida!
26 de dezembro de 2020
Criança ao colo da mãe

Deus acampou entre nós

O primeiro olhar pode ser o início de um grande amor. Onde há amor, há um olhar! Sem dúvida que o modo como olhamos condiciona os pensamentos, influencia a qualidade da nossa vida. O Natal é a festa do humano. Do humano, mas a partir do olhar de Deus. Deus olha a partir daqueles que nos parecem menos humanos, aqueles e aquelas a quem tantas vezes excluímos da festa da humanidade.
26 de dezembro de 2020
Cuidar dos outros

A cultura do cuidado

A ‘gramática’ do cuidado organiza-se em quatro princípios, em sintonia com a Doutrina Social da Igreja e o serviço de caridade vivido na prática multissecular das obras de misericórdia corporais e espirituais: «a promoção da dignidade de toda a pessoa humana, a solidariedade com os pobres e indefesos, a solicitude pelo bem comum e a salvaguarda da criação».
24 de dezembro de 2020

Encontro

A missão de Jesus Cristo ilumina e renova a nossa missão. Há um intercâmbio: «Deus fez-se homem para que o homem se faça Deus. Cristo nasce para que eu nasça. O nascimento de Jesus requer o meu nascimento, que eu nasça diferente e novo, que eu nasça com o Espírito de Deus dentro de mim».
24 de dezembro de 2020
Presépio de Natal com estrela

Eis que vem o teu Salvador

É Natal! Celebramos a concretização de todas as promessas. Celebramos o Deus que se faz carne humana para ficar sempre connosco. Celebramos a revelação divina a todos os povos, a começar pelos mais simples e marginalizados. Deus quer viver entre nós e contagia-nos com o seu amor.
22 de dezembro de 2020
Manjedoura do presépio

A noite que é amanhecer

A noite de Natal une o humano com o divino, une o divino com o humano. Numa só pessoa. Ao unir o divino com o humano, une-nos uns aos outros. Ao fazer-se carne, Deus diz-nos que a nossa condição humana é dom maravilhoso. Deus revela o rosto oculto do seu ser: graça, amor, misericórdia, comunhão.