Escutar

3 de abril de 2020

Protagonistas

O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que culmina com a celebração do núcleo da nossa fé: o Mistério Pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa. Somos convocados a viver a potência do amor que dá a vida.
2 de abril de 2020

Como escutam os discípulos

O Domingo de Ramos é porta de entrada nos dias da Paixão. Vale a pena contemplar a densidade deste termo «Paixão» aplicado a Jesus Cristo: refere-se, em simultâneo, à plenitude do amor até dar a vida e aos sofrimentos suportados até à morte na cruz.
7 de março de 2020

Escutar a voz que ressoa no silêncio

O plano de Renovação Inadiável, vinculado como está ao desejo de experienciar a presença de Deus, convida a implementar uma cultura paroquial de oração e adoração (eucarística). Não se trata apenas de promover alguns (novos) momentos, mas que a oração seja a atmosfera que envolve toda a dinâmica pessoal e comunitária.
6 de março de 2020

A mesa da Palavra

A Transfiguração, acontecimento próprio do Segundo Domingo da Quaresma (Ano A), anima a nossa esperança na luta contra as tentações e alenta o nosso coração no caminho de conversão ao Evangelho. Além da descrição, analisemos o que o evangelista nos quer dizer e como este acontecimento ilumina hoje a nossa vida.
5 de março de 2020

Escutai-O

Ecoa em cada dia da nossa existência aquele apelo «escutai-O» pela voz que se ouve a partir da nuvem, segundo a passagem evangélica da Transfiguração. «Esta Transfiguração é semelhante à da Sagrada Escritura, que se transcende a si mesma, quando alimenta a vida dos crentes» (Papa Francisco).
7 de setembro de 2019

Partir de dentro

O nosso tempo carece de silêncio, somos ‘analfabetos do silêncio’. Nós, todos somos agentes de ruído, precisamos de escutar «a palavra que leva ao silêncio», promover o silêncio exterior e educar para o interior. Um e outro colocam-nos na experiência do assombro, no espanto da vida, na beleza da criação, na descoberta do divino que habita o centro do ser. É a partir de dentro, a partir de ‘si’ que se inicia o ‘silêncio’.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share