encontro

14 de novembro de 2020

Encontro dominical

O domingo é o dia propício para partilharmos a vida, recriarmos a maneira de estar juntos, alimentarmo-nos da Palavra e do Pão, sentirmo-nos enviados como apóstolos da caridade. A proposta arrisca promover uma experiência real de vida, a partir do coração da nossa fé cristã e católica, para que a fé seja vida em cada um de nós, fé ativa no coração da nossa vida.
7 de novembro de 2020

Trigésimo Segundo Domingo, Ano A

Estes dias mais sombrios do outono e a proximidade do final do ano litúrgico unem a humana finitude ao desejo de infinito. Em sintonia, surge a procura do sentido da vida. É uma época propícia para aprofundar a esperança dos ressuscitados.
6 de novembro de 2020

Saciar a sede

O salmo deste domingo sugere uma metáfora espiritual muito forte para nos ajudar a refletir sobre o nosso encontro com o esposo. É a imagem dos noivos que se amam. É preciosa esta imagem da sede de estar juntos, o passar a noite a pensar no amado, o desejo de encontro, como a necessidade de azeite para alimentar o fogo do amor. É assim a minha relação com Deus?
19 de maio de 2020

Escancarar o coração

A experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo foi o primeiro grande desafio a todos os cristãos católicos, na homilia de início do pontificado (22 de outubro de 1978): «Não tenhais medo de acolher Cristo [...]. Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! [...] Não tenhais medo!».
17 de setembro de 2019

Encontro pessoal com Jesus

«Se nos próximos anos não se promover nas nossas paróquias e comunidades um clima de conversão humilde e alegre a Jesus Cristo, facilmente veremos como a fé se extinguirá aos poucos entre nós e como o nosso cristianismo multissecular se diluirá em formas religiosas cada vez mais decadentes e sectárias, e cada vez mais afastadas do movimento de seguidores inspirado e desejado por Jesus».
6 de agosto de 2019

Cultura do encontro

À primeira vista, o ritmo mais ajustado é fazer coincidir o ano pastoral (e catequético) com o ano escolar, e iniciar a formação catequética com a entrada no primeiro ciclo do ensino básico. Não estaremos a desperdiçar, nestes meses mais calmos, a oportunidade de experimentar outras variantes que complementem os habituais modelos?
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share