Batismo

9 de janeiro de 2021

Batismo de Jesus, Ano B

No domingo da celebração do Batismo de Jesus, a palavra que sai da boca de Deus é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado».
9 de janeiro de 2021

Acompanhar Jesus Cristo

O batismo de Jesus Cristo comporta uma experiência interior de grande intensidade. Eis que começa o mundo novo, a vida nova dos filhos de Deus. Não precisamos de esperar o fim do mundo; já podemos acolher essa vida oferecida por Aquele que «batizar-vos-á no Espírito Santo».
9 de janeiro de 2021

Filho muito amado

No Batismo de Jesus, a palavra que sai da boca de Deus «não volta sem ter produzido o seu efeito, [...] sem ter realizado a sua missão». A palavra é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado».
29 de setembro de 2020

Símbolo da fé cristã

Ao proclamar a fé cristã, de acordo com um modelo estabelecido, estamos a reconhecer o vínculo que nos une às gerações que nos precederam e a passar o testemunho às que nos hão de suceder. O «Credo» também se diz ‘símbolo’, porque, ao recitá-lo, ficamos vinculados a todos os que, em qualquer época, assumem o mesmo ‘pacto’ de fé.
13 de junho de 2020

Décimo Primeiro Domingo, Ano A

O Décimo Primeiro Domingo (Ano A) faz ressoar, em nós, as solenidades da Santíssima Trindade e do Corpo e Sangue de Cristo. É uma espécie de ‘resposta’ ao amor trinitário.
18 de abril de 2020

Segundo Domingo da Páscoa, Ano A

Este é o Domingo da Oitava da Páscoa. O primeiro dia da semana. O dia do encontro do Ressuscitado com a Igreja reunida, na casa dos cristãos, como outrora no Cenáculo, na sala da Última Ceia.
17 de abril de 2020

Vitória na palma da mão

A paz e a alegria são a janela que abrimos neste segundo episódio da ‘série’ pascal: proporcionam a serenidade interior de quem está habitado por Jesus Cristo; restabelecem a harmonia na relação com Deus, consigo mesmo, com os outros, com a Criação.
27 de março de 2020

Quinto Domingo da Quaresma, Ano A

O Quinto Domingo da Quaresma recorda-nos o grande sinal da ressuscitação de Lázaro, que aponta para o anúncio pascal. A palavra-chave é a afirmação de Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida». Esta é a raiz da nossa fé e da nossa esperança, que celebramos todos os domingos. O domingo é sempre o dia do Senhor Ressuscitado, a nossa Páscoa semanal.
20 de março de 2020

Quarto Domingo da Quaresma, Ano A

O Quarto Domingo da Quaresma está centrado na temática da luz. Jesus Cristo mostra-nos como se pode erradicar as nossas ‘cegueiras’ para descobrir a luminosidade e a beleza da relação com Deus. Ele ilumina todas as obscuridades da vida e leva o ser humano a viver como filho da luz.