acreditar

20 de outubro de 2020

Verdade que sustenta a vida

A melhor sintonia possível entre o ato e o conteúdo da fé permite manter-nos firmes diante das dificuldades, porque temos um conjunto de verdades que, ainda que não a consigam expressar em pleno, porque imperfeitas, remetem para a única Verdade (com maiúscula) que sustenta a nossa vida, o objeto e a meta da nossa fé.
21 de agosto de 2020

Confiar em Deus

«Vós, quem dizeis que Eu sou?». Não interessam as respostas dos livros. O que está em causa é uma resposta experiencial e vivencial, pela qual cada um expressa aquilo que provoca em si a maneira de pensar e de viver daquele Jesus de Nazaré, este nosso presente e vivo Jesus Cristo.
18 de abril de 2020

Segundo Domingo da Páscoa, Ano A

Este é o Domingo da Oitava da Páscoa. O primeiro dia da semana. O dia do encontro do Ressuscitado com a Igreja reunida, na casa dos cristãos, como outrora no Cenáculo, na sala da Última Ceia.
17 de abril de 2020

Vitória na palma da mão

A paz e a alegria são a janela que abrimos neste segundo episódio da ‘série’ pascal: proporcionam a serenidade interior de quem está habitado por Jesus Cristo; restabelecem a harmonia na relação com Deus, consigo mesmo, com os outros, com a Criação.
16 de abril de 2020

A paz esteja convosco

A tarde daquele primeiro dia volta a transformar o medo em alegria. Jesus Cristo vem escancarar as portas do nosso coração, em especial quando nos encontramos «com medo», inseguros quanto ao futuro. Ele repete: «A paz esteja convosco».
27 de março de 2020

Cristãos ‘com Cristo’

O Quinto Domingo da Quaresma (Ano A) recorda-nos a reanimação de Lázaro, antecipação do anúncio pascal, no qual a palavra chave é a afirmação feita por Jesus Cristo: «Eu sou a ressurreição e a vida». É a raiz da nossa fé e da nossa esperança.
26 de março de 2020

A ressurreição e a vida

A conversão quaresmal remete para a renúncia ao pecado e para a renovação das promessas batismais: mergulhamos na morte para o pecado e entramos na vida para Deus. Este processo de passagem da morte à vida está sempre unido ao reavivar da fé. Mais do que lista de ‘penitências’, importa alimentar-se da palavra que sai da boca de Deus.
20 de março de 2020

Abrir os olhos

O Quarto Domingo da Quaresma (Ano A) está centrado na temática da luz. Através de uma catequese, Jesus Cristo mostra-nos como se pode despertar a fé, erradicar as nossas ‘cegueiras’ para descobrir a luminosidade e a beleza da relação com Deus.
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share