
Responder ao ‘grito’ da terra
1 de Setembro de 2020
Correção fraterna
4 de Setembro de 2020VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO, ANO A
O Vigésimo Terceiro Domingo (Ano A) convida a refletir sobre a dinâmica que há de presidir à vida comunitária. «Não fecheis os vossos corações» à palavra de Deus que oferece vários conselhos para a vida comunitária.
Cada membro da comunidade é chamado a ser «sentinela» que denuncia o pecado e chama à conversão. Assume a missão de ser apóstolo do amor fraterno, pois todos os mandamentos «resumem-se nestas palavras: ‘Amarás ao próximo como a ti mesmo’».
Do mesmo modo, para aprimorar a vida em comunidade e promover a perfeição evangélica, o Mestre propõe a correção fraterna. Eis uma prática a redescobrir! Quando é feita com autenticidade, é garantia da presença de Jesus Cristo: «onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles».
Não se é cristão sozinho! Uma comunidade é cristã na medida em que cada um se torna responsável pelos irmãos, na medida em que os seus membros se unem na oração e na correção fraterna.
Não é possível ser cristão, acreditar no Deus de Jesus Cristo, sem a mediação da comunidade, sem pertencer a uma comunidade concreta. Infelizmente, é mais fácil condenar, julgar-se superior, humilhar, coscuvilhar. Ou então é mais fácil cruzar os braços, ficar indiferente, ignorar as situações, dizer que não é nada comigo. Além das condenações injustas, há também muitas omissões!
A palavra de Deus afirma e reafirma a responsabilidade de uns para com os outros. Aceito a missão de ser responsável pelos outros?