O perfume do eterno
12 de Novembro de 2019Observatório da Pastoral Familiar
19 de Novembro de 2019O Laboratório da fé propõe que o plano de Renovação Inadiável se inicie com a ferramenta ‘Ter uma só mensagem’. O nosso propósito é contribuir para a ‘renovação’ da comunidade (paroquial) a partir de uma única mensagem para todos.
MENSAGEM
Uma boa mensagem é tema de conversa, no adro da igreja, ou talvez durante a viagem de carro, no regresso a casa. Uma ótima mensagem pode perdurar mais alguns dias. Como fazer com que a mensagem dominical permaneça viva e ativa no coração e na vida?
É urgente tornar a palavra de Deus mais relevante para as pessoas e para as comunidades. O seu conteúdo pode ser alimento diário a saborear com docilidade, lente para interpretar os acontecimentos, alavanca para construir uma vida repleta de sentido, instrumento para edificar uma comunidade semeadora de esperança.
Diversas experiências narradas a partir de um tópico comum, como seja uma palavra, uma ideia, um sentimento, uma imagem, tornam mais fácil e eficaz o objetivo: provocar a alegria do Evangelho no coração e na vida de cada membro e da comunidade.
O Laboratório da fé propõe que o plano de Renovação Inadiável se inicie com a ferramenta ‘Ter uma só mensagem’. É uma das dinâmicas para acelerar a ‘Participação ativa e criativa’, um dos seis passos do nosso ‘Caminho de Páscoa’.
A ‘reflexão dominical’ estabelece um tópico que sustenta a vida paroquial, desde o pequeno grupo (por exemplo, catequese, grupo coral, pastoral familiar, conselho económico, grupo de jovens, confrarias, e todos os demais que estejam integrados na paróquia), até à página e redes sociais na Internet, boletim ou folha semanal.
Num período de tempo (litúrgico) propomos uma ‘série’, a proposta temática geral. A cada domingo corresponde um novo ‘episódio’. Tal como acontece noutros meios, os episódios estão interligados e em sintonia uns com os outros. Um ‘episódio’ é uma parte da narrativa baseada na perspetiva definida pela ‘série’.
O nosso propósito é contribuir para a ‘renovação’ da comunidade (paroquial) a partir de uma única mensagem para todos. Qualquer que seja o evangelizador, qualquer que seja o contexto, trata-se de narrar a experiência de Deus a partir de um tema, versando diversos pontos de vista.
Não se trata apenas de transmitir a mesma mensagem em todos os contextos paroquiais. Queremos que essa mensagem seja mais presente e ativa na vida das pessoas e das comunidades