Pastoral

30 de junho de 2020

O cheiro das ovelhas

A evangelização, em qualquer circunstância, permanece a mesma: anunciar a boa notícia de Jesus Cristo. A pastoral não só pode mudar, como precisa de constante renovação. A evangelização contém sempre o mesmo bom odor de Jesus Cristo. A pastoral, porém, assume o cheiro próprio de cada uma das ovelhas.
26 de outubro de 2019

Rede de paróquias criativas

A criatividade ‘pastoral’ e ‘missionária’, que queremos implementar na vida pessoal e comunitária, inspira-se na ‘constante’ e ‘infinita’ criatividade divina: a que nos permite ver além dos nossos limites; a que nos dá a capacidade profética de rasgar novos horizontes; a que nos ensina a mostrar atual a Boa Nova de Jesus Cristo; a que nos desafia a reconfigurar os planos e as estruturas, as linguagens e os modelos de estar na Igreja e no mundo.
13 de agosto de 2019

Pastoral transformadora

Promover uma pastoral com os jovens com os mesmos atributos: transformadora, de qualidade, inclusiva e equitativa. Isto significa, antes de mais, segundo o pensamento do Papa, evitar a programação e a doutrinação. A renovação passa por acalmar «a ânsia de transmitir uma grande quantidade de conteúdos doutrinais» e procurar, «antes de mais nada, suscitar e enraizar as grandes experiências que sustentam a vida cristã».
6 de agosto de 2019

Cultura do encontro

À primeira vista, o ritmo mais ajustado é fazer coincidir o ano pastoral (e catequético) com o ano escolar, e iniciar a formação catequética com a entrada no primeiro ciclo do ensino básico. Não estaremos a desperdiçar, nestes meses mais calmos, a oportunidade de experimentar outras variantes que complementem os habituais modelos?
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share