João Paulo II

12 de dezembro de 2020

José, com coração de pai

Francisco quis, na Carta Apostólica Com coração de pai, partilhar connosco algumas reflexões pessoais sobre «esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós». É, portanto, um magnífico testemunho íntimo da sua devoção a São José, por ocasião dos 150 anos da proclamação como Padroeiro da Igreja Católica.
21 de agosto de 2020

Confiar em Deus

«Vós, quem dizeis que Eu sou?». Não interessam as respostas dos livros. O que está em causa é uma resposta experiencial e vivencial, pela qual cada um expressa aquilo que provoca em si a maneira de pensar e de viver daquele Jesus de Nazaré, este nosso presente e vivo Jesus Cristo.
13 de junho de 2020

Amar com todo o coração

A vida espiritual apoia-se na força que brota da eucaristia. Somos convidados a reconhecer, diante do pão consagrado, uma «nudez desarmante». É tal ‘desproporção’ que faz despontar uma atração, uma forma de adoração silenciosa que «gera o espaço propício e o ritmo necessário para a palavra criadora, para o gesto fecundo».
19 de maio de 2020

Escancarar o coração

A experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo foi o primeiro grande desafio a todos os cristãos católicos, na homilia de início do pontificado (22 de outubro de 1978): «Não tenhais medo de acolher Cristo [...]. Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! [...] Não tenhais medo!».
2 de maio de 2020

Trinta e um dias com Maria

Exortados a entrar na ‘casa’ de Maria para partilhar o ‘óleo da fé e da alegria’, contemplamos a esperança que a ilumina. O rosário é também a ‘escola’ de Maria, que nos ensina a contemplar, em várias perspetivas, momentos da vida o Filho de Deus: recordar Cristo com Maria; aprender Cristo de Maria; configurar-se a Cristo com Maria; suplicar a Cristo com Maria; anunciar Cristo com Maria.
27 de março de 2020

Cristãos ‘com Cristo’

O Quinto Domingo da Quaresma (Ano A) recorda-nos a reanimação de Lázaro, antecipação do anúncio pascal, no qual a palavra chave é a afirmação feita por Jesus Cristo: «Eu sou a ressurreição e a vida». É a raiz da nossa fé e da nossa esperança.
15 de outubro de 2019

Caminho de regresso a Deus

A peregrinação é essa oportunidade para, através da viagem física, promover uma caminhada interior, ‘dentro de si’, para chegar mais longe. João Paulo II apresentou a vida cristã «como uma grande peregrinação» para Deus.
8 de outubro de 2019

Redescobrir o caminho da fé

O Laboratório da fé nasceu em outubro de dois mil e doze para concretizar os objetivos propostos naquele ano pastoral dedicado à ‘fé professada’, em sintonia com o Ano da Fé. O lema é retirado da Carta Apostólica de Bento XVI com a qual proclamou o Ano da Fé: «redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo».
17 de setembro de 2019

Encontro pessoal com Jesus

«Se nos próximos anos não se promover nas nossas paróquias e comunidades um clima de conversão humilde e alegre a Jesus Cristo, facilmente veremos como a fé se extinguirá aos poucos entre nós e como o nosso cristianismo multissecular se diluirá em formas religiosas cada vez mais decadentes e sectárias, e cada vez mais afastadas do movimento de seguidores inspirado e desejado por Jesus».