(C)oração
5 de Fevereiro de 2021Quinto Domingo, Ano B
6 de Fevereiro de 2021Faz da catequese online uma experiência inesquecível. Coragem, Deus está contigo, também nesta pandemia! O Deus da vida e do amor não deixa de te acompanhar desde o primeiro momento da tua existência!
CATEQUESE ONLINE
A experiência online tem sido uma grande aventura! A partir da proposta de Fernando Merino (da página CatholicLink), sugerimos quatro pistas para que a evangelização através dos meios digitais seja uma missão possível.
1. Aposta no acolhimento (em vez de ficares ‘preso/a’ ao tema do catecismo). O acolhimento continua a ser decisivo, também no digital.
Conversa com os teus catequizandos sobre as suas experiências: talvez encontres alguns em profunda solidão; outros angustiados, porque os pais estão com salários reduzidos ou até desempregados; qualquer que seja a situação, lembra-te que a experiência humana é sempre o melhor ponto de partida para o encontro com Jesus Cristo.
Ao cego Bartimeu, Jesus Cristo não lhe ofereceu chocolates; à multidão com fome, não a brindou com um espetáculo de fogo de artifício... A cada um, Jesus Cristo deu o que precisava. O que é que os teus catequizandos precisam neste momento?
2. Treina a arte da escuta. Às vezes, pensamos que evangelizar é falar, falar... Talvez ocupes 95% do tempo a falar para eles, mas o que precisam é de alguém que os escute com atenção.
Quanto mais nos interessarmos pela vida dos nossos catequizandos, mais credibilidade teremos na hora de lhes apresentar o Deus que os ama muito, o Deus que se interessa pela vida deles.
3. Cuida a tua imagem de Deus. O que disseres sobre Deus projeta neles uma determinada imagem: se lhes falas de Deus castigador, que impõe regras...; se lhes falas de Deus que só se interessa pelo ‘além’...; se lhes falas de Deus bonzinho...
O melhor mesmo é falar, a partir dos evangelhos, de Jesus de Nazaré, aquele a quem chamamos Cristo, o rosto de Deus, a Palavra do Pai.
4. Aprofunda a tua experiência de encontro com Jesus Cristo. Na tua vida pessoal, por estes dias, talvez tenhas de ser mais criativo, também na oração. Não há celebrações comunitárias...
Nas plataformas digitais existem boas propostas! Procura algo que seja o teu ‘estilo’, mas não deixes de oxigenar a tua espiritualidade; carrega as tuas baterias na fonte do amor.
Faz da catequese online uma experiência inesquecível. Coragem, Deus está contigo, também nesta pandemia! O Deus da vida e do amor não deixa de te acompanhar desde o primeiro momento da tua existência!