
A qualidade do testemunho
22 de Agosto de 2020
A ‘alma’ do mundo
25 de Agosto de 2020LITURGIA FAMILIAR
«Vós, quem dizeis que Eu sou?». Esta pergunta, no Vigésimo Primeiro Domingo (Ano A), contém um convite a renovar o encontro pessoal com Jesus Cristo: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».
[proposta elaborada a partir da ferramenta ‘Ter uma só mensagem’ e dos subsídios publicados pelo padre Amaro Gonçalo Lopes]
SAUDAÇÃO
GUIA: O clima de agosto parece mais propício à evasão, à fuga e à distração, do que ao silêncio, à reflexão, ao maravilhamento ou ao espírito de interrogação. Mesmo assim, não é fácil descartarmo-nos das muitas perguntas, dúvidas e medos, que nos fazem temer e tremer, quando são tão evidentes os destroços provocados pela pandemia! Deixemo-nos interpelar pelas muitas perguntas e desafios, que a Palavra de Deus, faz ressoar em nós. E que este encontro com o Senhor seja fonte de resiliência para ressurgirmos, desta crise, com renovada confiança.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amen.
PEDIMOS PERDÃO
> Pelas vezes em que usamos as chaves da ciência e do conhecimento para afirmar, com arrogância, a nossa superioridade sobre os outros: Senhor, misericórdia. [TODOS:] Senhor, misericórdia.
> Pelas vezes em que usamos as chaves da autoridade e do poder, para fechar os outros dentro dos nossos próprios interesses: Cristo, misericórdia. [TODOS:] Cristo, misericórdia.
> Pelas vezes em que usamos as chaves das portas de nossa casa, para a fecharmos aos outros: Senhor, misericórdia. [TODOS:] Senhor, misericórdia.
ACOLHEMOS A PALAVRA
[Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/audio]Leitura do Santo Evangelho segundo São Mateus [capítulo 16, versículos 13 a 20]
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias.
[Ver/ouvir a segunda parte do vídeo/audio]
PARTILHAMOS A PALAVRA
Não interessam as respostas dos livros. O que está em causa é uma resposta experiencial e vivencial, pela qual cada um expressa aquilo que provoca em si a maneira de pensar e de viver daquele Jesus de Nazaré, este nosso presente e vivo Jesus Cristo. As respostas não podem ser teóricas! A resposta tem de ser a que sai do teu interior, do teu coração, da tua experiência de vida, essa resposta que podes pôr em prática na vivência da fé e amadurecer ao longo de toda a existência terrena.
A este processo interior de descoberta de Jesus Cristo, o Papa João Paulo II chamou-lhe «laboratório da fé»: «Este acontecimento nas vizinhanças de Cesareia de Filipe introduz-nos de certo modo no ‘laboratório da fé’. Desvenda-se aí o mistério do início e da maturação da fé. Primeiro, está a graça da revelação: uma íntima e inefável doação de Deus ao ser humano. Vem depois o apelo a dar uma resposta. Por fim, aparece a resposta humana, uma resposta que doravante há de dar sentido e configurar toda a sua vida. Eis o que é a fé! É a resposta racional e livre do homem à palavra do Deus vivo».
Só é possível chegar a esta resposta através da confiança total em Jesus Cristo. Deixa Jesus Cristo entrar no teu coração e na tua vida!
APRESENTAMOS AS NOSSAS PRECES
Ó Deus, nesta oração, aberta às necessidades de todos, e ao grito silencioso dos que sofrem, confiamos aos teus desígnios insondáveis as preces da tua Igreja, dizendo: Atende a nossa prece.
> Pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro: encontre, em todos os fiéis, uma resposta positiva ao desafio de uma Igreja em saída, para cuidar as feridas da humanidade, nós te pedimos: [TODOS:] Atende a nossa prece.
> Pelos que detêm as chaves do poder: procurem, em diálogo com todos, as chaves da ciência e da sabedoria, para encontrar respostas justas e criativas à crise pandémica, nós te pedimos: [TODOS:] Atende a nossa prece.
> Pelos que combatem a pandemia da COVID-19 e os incêndios deste verão: sejam reconhecidos e acompanhados na sua luta pela vida e pela defesa da Casa Comum, nós te pedimos: [TODOS:] Atende a nossa prece.
> Pela nossa família: vivamos estes dias (de férias ou de trabalho) com o coração atento aos sinais da tua presença e às grandes interrogações da vida, nós te pedimos: [TODOS:] Atende a nossa prece.
> [acrescenta a tua intenção], nós te pedimos: [TODOS:] Atende a nossa prece.
Rezemos como Jesus Cristo nos ensinou: [TODOS:] Pai nosso...
ASSUMIMOS UM COMPROMISSO
A fé não é uma teoria. A fé é sempre prática. Como é que Jesus Cristo influencia a tua vida quotidiana? Em que é que tu és diferente daqueles que não são cristãos? Esta semana vamos conversar em família sobre o que podemos fazer melhor para mostrar, na prática, que somos cristãos.
Bendigamos o Senhor! TODOS: Graças a Deus!
BÊNÇÃO DA FAMÍLIA E DA MESA
[PARA REZAR ANTES DA REFEIÇÃO EM FAMÍLIA]
Senhor, nosso Deus, dá-nos as chaves do poder do amor para abrirmos o nosso coração à tua presença silenciosa e à graça de todos os que habitam esta casa. Abençoa, Senhor, esta nossa refeição, para que, comendo ou bebendo, glorifiquemos o teu santo nome. Ámen.