![](https://laboratoriodafe.pt/wp-content/uploads/2019/12/chama-desejo.jpg)
Manter viva a chama
3 de Dezembro de 2019![](https://laboratoriodafe.pt/wp-content/uploads/2019/12/anunciacao-anjo-maria-imaculada.jpg)
Tenhamos esperança
4 de Dezembro de 2019SEGUNDO DOMINGO DE ADVENTO (IMACULADA), ANO A
O evangelho da Anunciação inicia o pleno cumprimento do plano divino. O Deus que pergunta «onde estás?» deseja estar com as pessoas e realiza o que só Ele pode fazer: a criança que vai nascer do seio de Maria é o «Filho de Deus». O plano concretiza-se no coração da história.
Deus quis precisar da colaboração humana para a concretização do seu projeto salvador. Maria recebe a proposta de conceber e dar à luz a plenitude da presença divina, presença que há de transformar toda a humanidade para sempre, pois «o seu reinado não terá fim».
Tudo isto «foi escrito para nossa instrução, a fim de que […] tenhamos esperança».
Hoje, abramos o coração, o Senhor quer continuar a fazer maravilhas na nossa vida e nosso mundo. Agradecidos, «cantai ao Senhor um cântico novo»!
A vida pode renascer repleta de esperança. O protagonista é Deus. Por isso, a esperança tem de ser posta em Deus, não em ti ou nos outros.
O Advento convida-te a uma atitude que torne possível o plano salvador. Como Maria, ainda que nem tudo compreendas, enche-te de coragem, permite que Deus faça nascer algo na tua vida. Da união do amor divino com o amor de uma mulher nasce a Palavra (com maiúscula): Jesus Cristo.
«Contemplando a nossa bela Mãe Imaculada, reconhecemos inclusive o nosso destino mais autêntico, a nossa vocação mais profunda: sermos amados, sermos transformados pelo amor, sermos transformados pela beleza de Deus» (Papa Francisco).