Uma questão de amor
28 de Abril de 2020Vida em abundância
1 de Maio de 2020QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA, ANO A
A vida não voltará a ser a mesma. «Que havemos de fazer?». A pergunta ecoa, entre nós, nesta época pascal. É hora de renovação!
A primeira resposta propõe a mudança dos nossos estilos de vida pessoal e comunitária: «Convertei-vos... Recebereis então o dom do Espírito Santo». Às vezes, é preciso suportar «o sofrimento com paciência», seguindo o exemplo do Bom Pastor. Sempre com confiança: «Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo».
A Páscoa é a vitória da vida, a vida nova do Ressuscitado, vida abundante que nos enche de paz e de alegria. Jesus Cristo vem para dar a vida e para nos dar a vida. A frase merece ser repetida como refrão: «Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».
Há muitos que andam cansados e oprimidos, agravados pela dureza das circunstâncias. É preciso recuperar a «abundância» prometida por Jesus Cristo!
«Frequentemente aquilo que nos impede de caminhar, crescer, escolher a estrada que o Senhor traça para nós são os fantasmas que pululam nos nossos corações. [...] Ele conhece os interrogativos, as dúvidas e as dificuldades que agitam o barco do nosso coração e, por isso, nos tranquiliza: ‘Não tenhas medo! Eu estou contigo’» (Papa Francisco).
O Ressuscitado oferece amor abundante, esse amor que dá pleno sentido à vida. Não te contentes com o mínimo, o necessário para (sobre)viver. Deseja, antes, uma vida plena, vida em abundância.