Sagrada Família de Jesus, Maria e José, Ano B
26 de Dezembro de 2020Abençoado
31 de Dezembro de 2020SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
Em Igreja Católica, festejamos Maria, Mãe de Deus. O nosso olhar detém-se no Menino e sua Mãe que «conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração».
A Igreja reconhece Maria como Mãe de Jesus e Mãe de Deus. É mistério tão profundo que nos envolve e nos torna «filhos adotivos» e herdeiros, pelo Espírito Santo. Perante tão magnífico dom, resta-nos abrir o coração e invocar com o salmista: «Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção, resplandeça sobre nós a luz do seu rosto».
Para nós, cristãos, não há melhor maneira de começar um novo ano: «O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável». Iniciamos cada novo ano com o nosso ser voltado para Deus, atentos à beleza da sua presença abençoada e protetora.
O ano, como a vida, começa com uma bênção. Uma bênção que procede de Deus para chegar aos corações: presença e proteção, favor e paz. Para o cristão, qualquer referência de vida começa e culmina em Deus. Ele é a origem e a meta da existência humana.
Deus não quer o nosso fracasso; quer que cada um de nós descubra o seu propósito, desenvolva as suas capacidades, e alcance a paz e a felicidade. Saber-se abençoado por Deus é como um suplemento de energia para perseverar na redescoberta do sentido da vida, o porquê da vinda ao mundo.
A história de cada um de nós também é ‘história de salvação’, história de bênção. Deus está connosco! O teu coração está recetivo às bênçãos de Deus?