
Apresentei-me diante de vós cheio de fraqueza
6 de Fevereiro de 2020
Cheio de fraqueza
8 de Fevereiro de 2020QUINTO DOMINGO, ANO A
Jesus Cristo prega com entusiasmo a alegria do Evangelho. Os seus seguidores escutam uma mensagem que se dirige à vida interior e com o propósito de transformar a vida exterior. Convida a ser sal e luz: sal que dá sabor; luz que dá brilho.
Sal e luz
O sabor e a luminosidade não estão em fazer coisas, estão no interior, na profundidade do ser. Uma vida saborosa e brilhante está presente em pessoas entusiasmadas e alegres, empreendedoras, que aceitam a aventura, perseguem objetivos. São pessoas que, ao mesmo tempo, respiram leveza e intensidade.
As pessoas felizes sabem que há mais alegria em dar do que em receber, que perder a vida por amor é a maneira mais autêntica e profunda de encontrar o sentido da vida.
O cristão experimenta esta felicidade espelhada no estilo de vida de Jesus Cristo. Trata-se de mergulhar no seu amor para ser reflexo concreto através de palavras e gestos.
O ‘poder’ do Espírito Santo
Os cinco primeiros versículos do segundo capítulo da Primeira Carta aos Coríntios são uma apresentação do método de evangelização apostólico de Paulo: promove o acolhimento, constrói relacionamentos saudáveis, potencia a fraternidade através do diálogo, paciência, perdão, sabe valorizar as próprias e alheias fragilidades.
Paulo lembra que só é possível estar entre as pessoas como lembrança viva de Jesus de Nazaré, sem esconder a realidade da cruz. A missão é anunciar o mistério de Deus através de um serviço humilde que seja capaz de fazer resplandecer o conhecimento de Jesus Cristo crucificado, a manifestação do Espírito Santo e o poder de Deus.
O anúncio não é baseado em discursos eloquentes e persuasivos, mas na ação inspiradora do Espírito. Como Paulo, não confiamos noutros poderes, mas tão somente no poder de Deus que age em nós através do Espírito Santo. O anúncio é ‘empurrado’ pelo Espírito: através do evangelizador, atua naqueles que acolhem a boa nova da salvação.
‘Cheio de fraqueza’
O ‘poder’ do cristão não está nas suas capacidades, por exemplo académicas ou financeiras, mas na pessoa de Jesus Cristo e, realce-se, «Jesus Cristo crucificado».
A sabedoria da cruz, sabedoria da força na fragilidade, vai aparecer ao longo de toda a Primeira Carta aos Coríntios como argumento fundamental do apostolado de Paulo.
Paulo segue o critério do Mestre, prefere a força da vulnerabilidade, essa força que se manifesta no Crucificado. Por isso, apresentar-se diante dos outros «cheio de fraqueza» é um ato tremendamente poderoso. Aproxima, gera empatia e acolhimento, transforma o estado de espírito, abre à esperança, renova a vida. As nossas relações dependem do modo como decidimos tratar a nossa vulnerabilidade e a dos outros. Como é que testemunho o ‘poder’ da fragilidade?
Ser cristão, ser sal e luz, não é fazer coisas surpreendentes, próprias de pessoas superdotadas. Ser cristão é dizer uma palavra luminosa no meio da confusão, é ter um gesto saboroso nos momentos de fraqueza, é tomar decisões valentes e humanas quando parece que tudo desaparece debaixo dos pés.