Renovar a devoção
2 de Junho de 2020Recomeçar a amizade com Deus
5 de Junho de 2020SANTÍSSIMA TRINDADE, ANO A
A Santíssima Trindade é expressão de amor e comunhão. Este é um dia para celebrarmos, com solenidade, a presença de Deus na nossa vida.
Somos batizados ‘em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’: do Pai, que revela o seu rosto misericordioso; do Filho, que incarnou, morreu e ressuscitou para nos salvar; do Espírito Santo, que é garantia perene da unidade e da comunhão.
Os textos bíblicos recordam as raízes da nossa fé. Com Moisés, reconhecemos um Deus «clemente e compassivo, [...] cheio de misericórdia e fidelidade». Com Paulo, desejamos que «o Deus do amor e da paz» esteja sempre connosco. Deus é digno «de louvor e de glória para sempre». Graças ao seu amor, enviou o seu Filho, não «para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele».
Estamos a viver um tempo novo. Aceitemos iniciar, dar os primeiros passos como o recém-nascido. É essa a proposta de Jesus Cristo, no diálogo com Nicodemos: nascer de novo.
Vamos (re)começar a nossa relação com Deus. Propomos fazê-la sob o signo do amor e da amizade: «É necessário purificarmos as imagens de Deus soletradas pelas nossas inseguranças e medos. O paradigma da amizade, aplicado à nossa relação com Deus, pode resultar num efeito extraordinariamente libertador. A amizade é a aceitação positiva do limite. […] Sabemos que nos havemos de reencontrar» (José Tolentino Mendonça).
Queres iniciar uma relação de amizade com Deus? Busca a experiência de te sentires amado por Deus!