Sonhar o amor
15 de Fevereiro de 2020Amai os vossos inimigos
20 de Fevereiro de 2020No dia 17 de fevereiro de dois mil e dez, surgia, pela primeira vez, um ficheiro áudio, em português, com uma proposta de oração acompanhada por um fundo musical, que podia ser descarregado para o computador ou qualquer dispositivo móvel, a fim de ser escutado em qualquer hora e em qualquer lugar.
PASSO-A-REZAR
A oração é alimento da vida espiritual. É errado esperar que impeça ‘coisas más’ ou seja ‘garantia de sucesso’. A oração não é detentora de um qualquer poder mágico, seu único poder «é o poder do amor: aumenta o teu amor por Deus e por aqueles e aquelas com quem partilhas a vida». Estes são alguns dos conteúdos que podemos ler/escutar em Passo-a-Rezar.
No dia 17 de fevereiro de dois mil e dez, surgia, pela primeira vez, um ficheiro áudio, em português, com uma proposta de oração acompanhada por um fundo musical, que podia ser descarregado para o computador ou qualquer dispositivo móvel, a fim de ser escutado em qualquer hora e em qualquer lugar.
De acordo com a informação disponível na página desta iniciativa (passo-a-rezar.net), oitenta e cinco mil pessoas, todas as semanas, acedem a esta plataforma de oração, através da página, newsletter, aplicação móvel ou redes sociais.
«Agradece ao Senhor estes minutos que Ele te dá para cresceres no amor... e começa assim a tua oração», é uma forma inicial desses dez minutos de oração com qualidade e utilidade, como confirmam os números: por exemplo, em 2017, foram efetuadas um milhão e 350 mil escutas; em 2019, registaram-se dois milhões e trezentos mil escutas, e 660 mil descargas (downloads).
O Passo-a-Rezar, inspirado no modelo inglês (pray-as-you-go), integra a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, antes designada de Apostolado da Oração, e conta com a colaboração de noventa voluntários e da Rádio Renascença.
Hoje, além da oração diária em áudio e texto, podemos usufruir de outros «passos para mais»: Biblioteca de oração; Oração do terço; Sete pausas na beleza; Passos de contrição; Retiros de Advento e Quaresma; Via Lucis com Maria; Via Sacra com Maria; Mensagem de Fátima; Caminho de Santiago; Rezar o meu dia (exame de consciência).
O objetivo é facilitar o acesso à oração, todos os dias, nos «lugares onde a vida acontece», ajudar as pessoas a terem um contacto diário com a palavra de Deus, ser mais um contributo para que possam «rezar enquanto estão a passear na rua, no jardim ou a andar de bicicleta», explicou o padre jesuíta Dário Pedroso, na apresentação desta proposta cujo lema é «Leva contigo a tua oração».