Construir laços como irmãos
9 de Janeiro de 2021Acompanhar Jesus Cristo
9 de Janeiro de 2021BATISMO DE JESUS, ANO B
No domingo da celebração do Batismo de Jesus (Ano B), a palavra que sai da boca de Deus «não volta sem ter produzido o seu efeito, [...] sem ter realizado a sua missão». A palavra é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado». E nós somos chamados a deixar-nos amar, a acreditar n’Aquele que nos salva, «porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo».
Com alegria, anuncio a todos os povos e em todos os lugares: «O Senhor é a minha herança e o meu louvor, Ele é a minha salvação».
O acontecimento do batismo de Jesus por João, no rio Jordão, com a descida do Espírito e a voz do Pai, revela a força trinitária do testemunho de amor que, desde então, se dá a conhecer ao mundo.
«Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência». A voz que ecoou no rio Jordão dirigia-se a Jesus Cristo, para revelar a sua identidade e missão. Hoje, aplica-se a cada um de nós.
A partir da consciência de ser batizado, disponho-me a dar continuidade à missão do Mestre. Iniciamos a ‘série’ sobre o discipulado, ou melhor, vamos dar os primeiros passos no caminho intencional de seguimento de Jesus Cristo. Talvez não sejam passos, mas apenas a inscrição como ‘aprendizes’ de discípulos.
Uns, porventura, já são capazes de dar passos firmes; outros, ainda estão a ‘gatinhar’ ou à procura do equilíbrio para se manterem de pé. Juntos, nos próximos ‘episódios’, vamos acompanhar Jesus Cristo.