A noite que é amanhecer
22 de Dezembro de 2020Encontro
24 de Dezembro de 2020NATAL, ANO B
«Hoje sobre nós resplandece uma luz: nasceu o Senhor»! Hoje, queremos celebrar. É Natal! Celebramos a concretização de todas as promessas: «Eis que vem o teu Salvador. Com Ele vem o seu prémio e precede-O a sua recompensa».
Celebramos o Deus que se faz carne humana para ficar sempre connosco: «encontraram Maria e José e o Menino deitado na manjedoura». Celebramos a Palavra do Pai que desce ao nosso coração, «a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens».
Celebramos a revelação divina a todos os povos, a começar pelos mais simples e marginalizados. Assim eram os pastores. E é a eles que chega a grande notícia que quer renovar o nosso mundo, a grande notícia que enche os corações de alegria. Deus quer viver entre nós e contagia-nos com o seu amor.
Uma espera bem-sucedida termina, de alguma maneira, num encontro. A espera dá lugar ao encontro, também neste itinerário litúrgico e espiritual de Advento e Natal. Neste dia, o Emanuel, o Deus connosco, vem ao nosso encontro para nós irmos ao encontro dele.
A missão de Jesus Cristo ilumina e renova a nossa própria missão. Há um verdadeiro intercâmbio: «Deus fez-se homem para que o homem se faça Deus. Cristo nasce para que eu nasça. O nascimento de Jesus requer o meu nascimento, que eu nasça diferente e novo, que eu nasça com o Espírito de Deus dentro de mim» (Ermes Ronchi). É necessário que o meu coração se dilate a fim de que nele haja lugar para tão bela e nobre missão!