
A misericórdia
12 de Março de 2021
Quarto Domingo da Quaresma, Ano B
13 de Março de 2021Seria bom que cada um de nós se interrogasse: «Como é o meu coração diante das pessoas? Sou um hipócrita, que faço um sorriso e depois pelas costas critico e destruo os outros? Sou um hipócrita, que sorrio e depois por trás critico e destruo com a minha língua?». Então, «se nós, no final da Quaresma, tivermos sido capazes de corrigir um pouco isto, garanto-vos que a Ressurreição de Jesus se verá mais bela, maior entre nós».
MALEDICÊNCIAS
Entre os Dez Mandamentos, palavras de vida para serem a resposta humana ao amor divino, talvez o oitavo seja um dos que precisamos de incluir nos planos de conversão quaresmal: Não levantar falsos testemunhos. Ao longo do seu pontificado, Francisco tem referido com acutilância o vício da maledicência.
Em diferentes ocasiões e de modos diversos, usa expressões como o terrorismo da murmuração, um modo de matar os outros com a língua, veneno mortal, uma bomba, cancro diabólico...
O Salmo 120 é uma súplica contra a língua traiçoeira dos maldizentes. O Salmo 34 (versículo 14) exorta a guardar a língua do mal e que os lábios evitem palavras mentirosas. A Carta de Tiago (capítulo 3, versículos 1 a 12) chega a dizer que a língua tanto é capaz de bendizer a Deus como de contaminar todo o corpo, incendiar o curso da nossa existência, carregada de veneno mortal.
A Quaresma é tempo favorável para deixar o pecado da coscuvilhice e de todos os seus derivados. Numa homilia proferida na Quaresma de 2019, o Papa refere os graves perigos da bisbilhotice, convida ao exame de consciência e sugere dois remédios: rezar e morder a língua!
O coscuvilheiro semeia a discórdia, destrói o outro como uma bomba atómica. «Com o falar mal dos outros começam muitas guerras: guerras domésticas — começa-se a gritar — guerra no bairro, no lugar de trabalho, na escola, na paróquia».
Nesta Quaresma, seria bom que cada um de nós se interrogasse: «Como é o meu coração diante das pessoas? Sou um hipócrita, que faço um sorriso e depois pelas costas critico e destruo os outros? Sou um hipócrita, que sorrio e depois por trás critico e destruo com a minha língua?».
O primeiro remédio é a oração: «Se sentires vontade de “falar mal” do outro, de criticar alguém, reza por ele, reza por ela, e pede ao Senhor para resolver esse problema, e a ti, que te feche a boca».
O segundo remédio, como o primeiro, é também muito prático e eficaz: «Quando sentires vontade de falar mal de alguém, morde a língua. Com força! Pois assim ela incha e não poderás falar».
Então, «se nós, no final da Quaresma, tivermos sido capazes de corrigir um pouco isto, garanto-vos que a Ressurreição de Jesus se verá mais bela, maior entre nós».