Vós sabeis em que tempo estamos
28 de Novembro de 2019Manter viva a chama
3 de Dezembro de 2019PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO, ANO A
Entre nós, os dias diminuem, a luz é menos intensa, o frio aumenta, e, com tudo isto, até se ressente o nosso ânimo. A palavra de Deus provoca um autêntico sobressalto nesta melancolia!
Início do ano litúrgico (Ano A), Primeiro Domingo de Advento: «caminhemos» (primeira leitura), «vamos com alegria» (salmo)!
A temática da esperança toma-nos pela mão, para nos acompanhar nesta etapa em direção ao Natal. Hoje, os textos bíblicos querem despertar a nossa esperança: a promessa vai realizar-se, a paz há de chegar.
É preciso estar preparado para o dia da salvação: «vós sabeis em que tempo estamos: chegou a hora de nos levantarmos» (segunda leitura). Jesus Cristo desafia-nos: «vigiai... estai vós também preparados» (evangelho). Vigiar é desejar a vinda do Salvador ao nosso coração, à nossa vida.
O Advento, que evoca o passado e abre ao futuro, é ocasião para habitar o presente, viver com plena consciência o quotidiano. É tempo litúrgico. Para ti, há de ser também uma maneira de estar na vida. É oportunidade para despertares em ti o desejo de acolher Deus.
Teres consciência do tempo em que estamos ajuda-te a preparar melhor o Natal.
Quando o homem e a mulher esperam um filho, preparam-se para que tudo corra bem, antes e depois do nascimento. Nós, cristãos, porque queremos celebrar o Natal com esperança, precisamos de o preparar bem.
Eis a razão deste tempo de Advento: tempo de preparação da vinda do Salvador, tempo de espera e de esperança.
O Natal está a chegar!