A outra da fé
2 de Março de 2021O mandamento
5 de Março de 2021TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA, ANO B
A dinâmica da Aliança continua a fazer progredir a História da Salvação. Depois de Noé e Abraão, eis a Aliança do Sinai. Deus, por Moisés, comunica ao povo palavras de vida, os Dez Mandamentos (o «Decálogo»), orientações essenciais para o caminho da vida.
«Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração». Compete ao povo viver, não por medo do castigo, mas por causa da «misericórdia até à milésima geração para com aqueles que Me amam e guardam os meus mandamentos».
Esta é uma nova etapa no tempo quaresmal: o evangelho segundo João ajuda a preparar a Páscoa de Jesus Cristo, a começar pela purificação do templo: «não façais da casa de meu Pai casa de comércio». A nós, coloca-se uma questão: Acreditamos em Jesus Cristo, «poder e sabedoria de Deus»?
O pulsar do crente bate ao ritmo do coração divino. O Senhor nosso Deus inscreve no coração humano um sonho e um mandamento: o sonho da felicidade; o mandamento do amor.
O projeto de Deus está completo: começa pela libertação, passa pelo trabalho e pelo descanso, culmina na festa. Por outras palavras: Deus projeta para nós uma vida abençoada! Assim podes acolher os preceitos do livro do Êxodo: uma proposta de amor e de fidelidade, de liberdade e de vida.
Deus continua a abençoar a renovação do mundo, do nosso país, do nosso futuro, de toda a realidade. Os mandamentos são a tua resposta ao amor, um guia para a prática da gratidão.