Qual é a melhor oração?
17 de Março de 2020Abrir os olhos
20 de Março de 2020QUARTO DOMINGO DA QUARESMA, ANO A
A temática da luz preenche este Quarto Domingo da Quaresma, também designado 'Domingo da Alegria'.
Os que se deixam guiar pelo Senhor, são acompanhados pela «bondade e a graça». Tornam-se luz, «porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade». É uma das consequências do discipulado. É dimensão essencial da nossa vocação cristã.
Hoje, Deus chama cada um de nós, como tinha escolhido David. A escolha divina não é como a dos humanos segundo as «aparências, o Senhor vê o coração».
Pela unção batismal, também nós recebemos o Espírito Santo. Os batizados acolhem Jesus Cristo, a «luz do mundo» que cura as nossas cegueiras e transforma a nossa vida, a ponto de cada um de nós também agora proclamar: «Eu creio, Senhor».
Jesus Cristo, não só ilumina os olhos, mas também, e principalmente, o coração. Além da cura física, realiza outra mais importante: a cura espiritual. Qual é a parte da tua vida que mais precisa de ser curada e iluminada?
Repara que a narração do evangelho sugere uma forte sintonia entre o ver e o acreditar, uma ligação entre os olhos e o coração. Assim se processa a conversão ao Evangelho.
Somos convidados a abrir os olhos do coração a Jesus Cristo, «a luz do mundo». Para isso, «precisamos de entrar em confidência assídua com a Sagrada Escritura; caso contrário, o coração fica frio e os olhos permanecem fechados, atingidos, como somos, por inumeráveis formas de cegueira» (Papa Francisco).