Permanecer para dar fruto
19 de Janeiro de 2021Seguir o Mestre
22 de Janeiro de 2021TERCEIRO DOMINGO, ANO B
Não há tempo a perder! «O tempo é breve. [...] O cenário deste mundo é passageiro». Neste contexto, percebe-se a urgência em anunciar a Boa Nova, o Evangelho. Primeiro, o convite: «Vinde comigo».
Depois, a resposta à convocatória vai associada à necessidade de conversão. Tão essencial como conhecer e aprofundar os desígnios divinos: «Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas».
Assim resultou o anúncio de Jonas, «conforme a palavra do Senhor». Assim foi proclamado por Jesus Cristo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Esta é também a missão confiada aos primeiros e a todos os discípulos de Jesus Cristo. Estás disponível para anunciar a alegria do Evangelho?
«Vinde comigo». O caminho de discipulado é um dom, um presente. A iniciativa é do Mestre! Os discípulos sentem-se fascinados e, ao escutarem o chamamento, «deixaram logo... e seguiram Jesus». Ele pousa o seu olhar sobre cada um; o chamado sente-se abraçado pelo olhar do Mestre.
O discipulado começa com um olhar! «Vinde comigo». Vivereis comigo. Caminharemos juntos. Partilharemos tudo. Serei vosso amigo. Sereis meus amigos. Conhecereis o meu coração. E anunciareis a todos a alegria do Evangelho. «Vinde comigo». Sereis meus discípulos. Sereis a minha família.
Da nossa parte, aceitar o convite é sentir-se atraído pelo olhar do Mestre, deixar outras propostas, e seguir Jesus Cristo.