O rosto de Deus no quotidiano
18 de Agosto de 2020Confiar em Deus
21 de Agosto de 2020VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO, ANO A
«Vós, quem dizeis que Eu sou?». Esta pergunta, no Vigésimo Primeiro Domingo (Ano A), contém um convite a renovar o encontro pessoal com Jesus Cristo: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Sou capaz de responder com convicção, «como uma estaca em lugar firme»?
A busca de uma resposta esclarecida não deixa de pedir ajuda à sabedoria divina: «Quando vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma».
Permite que o Senhor dissipe todas as tuas dúvidas, as mais efémeras e as mais profundas. Abre o teu coração e a tua inteligência à ciência de Deus. Aceita como «insondáveis os seus desígnios e incompreensíveis os seus caminhos!». Ao mesmo tempo, manifesta a tua confiança na bondade e na fidelidade de Deus.
O cristão está na vida de um modo diferente de todos os outros. Assume como prioritário o encontro pessoal com Jesus Cristo. Procura a paz no colo de Deus, não nos prazeres deste mundo.
A superação acontece mais na confiança em Deus do que no racionalismo, esse ímpeto desmedido em encontrar uma explicação para todas as coisas e para todos os acontecimentos.
Aceitar como insondáveis e incompreensíveis os desígnios e os caminhos de Deus em nada diminui o nosso ser, antes nos fortalece, mostra-nos a nossa verdadeira identidade. Quem pensa que é preciso tudo compreender para acreditar, nunca chega a encontrar o sentido da vida.
Não há luz mais brilhante que a fé no Filho de Deus vivo!