O melhor de quanto Deus semeou na nossa vida
26 de Janeiro de 2021Treinar o espanto
29 de Janeiro de 2021QUARTO DOMINGO, ANO B
Os extratos da Escritura oferecidos no Quarto Domingo (Ano B) podem ser resumidos nesta interpelação: «Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações».
Deus promete falar-nos através de profetas: «Porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar». Estás disposto a ouvir a palavra divina? O teu coração está aberto ou fechado à voz do Senhor? A interpelação não quer suscitar preocupação, mas contribuir para ter «em vista o que mais convém e vos pode unir ao Senhor sem desvios».
A nossa coerência resulta em autoridade, como testemunha o Mestre, Jesus Cristo. A credibilidade das palavras e dos gestos provocam repetida simpatia e apreço: «Todos se maravilhavam com a sua doutrina [...]. Ficaram todos tão admirados».«Todos se maravilhavam [...], porque os ensinava com autoridade». De novo, para ser discípulos, precisamos de ficar maravilhados com a vida do Mestre. A atração e o espanto marcam o caminho de discipulado!
Nós, os aprendizes de discípulos, precisamos de treinar, todos os dias, o maravilhamento, o assombro pela vida do Mestre. Sem endurecer o coração. Libertos de todas as ‘preocupações’, podemos acolher a voz do Senhor e desfrutar do seu alento, que enche o nosso coração.
Seguir o Mestre é deixar-se surpreender, deter-se «num longo e inocente olhar» (Adorno) diante da novidade, essa que obriga a recomeçar, como se fosse a primeira vez que somos chamados a ser discípulos missionários.