O contágio da Boa Nova
10 de Abril de 2020Primeiro Domingo da Páscoa, Ano A
11 de Abril de 2020Nesta ‘série’, constatamos que o medo é uma escolha, do mesmo modo que podemos optar pela confiança que brota da paz interior. Em cada ‘episódio’ vamos abrir janelas, pelas quais a esperança pode entrar com força renovada. Audácia, valentia, novidade, paz, criatividade, compromisso, compaixão, misericórdia, são as propostas do Ressuscitado, o Vivente. Deus quer precisar de ti para continuar a fazer maravilhas!
PÁSCOA
A vitória da vida, a vida nova do Ressuscitado, vida abundante que nos enche de paz e de alegria. Um tempo de novidade e de graça, para nós e para toda a humanidade: é a Páscoa!
Um inimigo invisível parece ser mais forte do que os nossos hábitos e as nossas defesas pessoais e sociais.
O medo tem nomes concretos: medo das alturas, medo deste ou daquele animal. O medo é uma perturbação interior, quando expostos a um determinado perigo, nem sempre real.
A incerteza gera o medo. Pior, quando se transforma em angústia: ficamos paralisados, asfixiados; o medo deixa de ter um nome, torna-se indefinível.
Não queremos que fiques sepultado no medo ou na angústia. «Sem medo» é a proposta do Laboratório da fé para o tempo pascal, do Primeiro Domingo da Páscoa até ao Pentecostes.
Nesta ‘série’, constatamos que o medo é uma escolha, do mesmo modo que podemos optar pela confiança que brota da paz interior. Em cada ‘episódio’ vamos abrir janelas, pelas quais a esperança pode entrar com força renovada. Audácia, valentia, novidade, paz, criatividade, compromisso, compaixão, misericórdia, são as propostas do Ressuscitado, o Vivente. Deus quer precisar de ti para continuar a fazer maravilhas!
Hoje, como naquele primeiro dia, Jesus Cristo, pelo dom do Espírito Santo, torna-se 'presente', para transformar a tristeza em alegria, o medo em confiança, a angústia em esperança, a perturbação em paz, as portas fechadas do coração em janelas abertas à vida.
Abramos a janela do nosso coração. O Ressuscitado quer ser nosso companheiro nos caminhos da vida. «No meio deste isolamento que nos faz padecer a limitação de afetos e encontros e experimentar a falta de tantas coisas, ouçamos mais uma vez o anúncio que nos salva: Ele ressuscitou e vive ao nosso lado» (Papa Francisco).
Já não há lugar para o medo, para as cópias sem autenticidade, para o passageiro e superficial; agora, tudo pode ser novo, autêntico, permanente e profundo... tudo é Vida!
Deixa que o Espírito Santo incendeie o teu coração! Ele desafia-te a contaminar toda a gente com a alegria dos ressuscitados. Este é o contágio saudável da fé: a boa nova da vitória sobre o medo.