Um novo (a)normal
6 de Junho de 2020Plano diário de leitura
9 de Junho de 2020LITURGIA FAMILIAR
A vida cristã está alicerçada na experiência pessoal de amizade com a Santíssima Trindade. Todos os dias lhe são dedicados. Contudo, neste domingo após o tempo pascal, a Igreja convida-nos a celebrar o nosso Deus (Trindade).
[proposta elaborada a partir da ferramenta ‘Ter uma só mensagem’ e dos subsídios publicados pelo padre Amaro Gonçalo Lopes]
SAUDAÇÃO
GUIA: Vivemos toda a nossa vida, mergulhados na fonte eterna e inesgotável do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É desse mistério imenso de amor, que vimos; é nesse imenso mistério de amor, que somos, nos movemos e existimos. É para esse infinito mistério de amor, que caminhamos. Acreditamos que essa amizade divina se manifesta e se comunica aqui e agora, neste nosso familiar momento de oração: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. [TODOS:] Amen.PEDIMOS PERDÃO
Jesus Cristo, enviado do Pai para salvar o mundo, congregas no Espírito Santo todos os filhos dispersos. TODOS: Senhor, misericórdia.
Cristo, Palavra do Pai descida ao coração do crente, guias pelo Espírito Santo os caminhos da nossa vida. TODOS: Cristo, misericórdia.
Jesus Cristo, rosto do Pai misericordioso, fortaleces com o Espírito Santo o nosso desejo de amar. TODOS: Senhor, misericórdia.
ACOLHEMOS A PALAVRA
[Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/audio]Leitura do Santo Evangelho segundo São João [capítulo 3, versículos 16 a 18]
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita n’Ele já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus».
[Ver/ouvir a segunda parte do vídeo/audio]
PARTILHAMOS A PALAVRA
O trecho do evangelho faz parte do encontro com Nicodemos. Na conversa, fica perplexo quando Jesus Cristo lhe diz que é preciso ‘nascer de novo’. Para o ajudar, o Mestre fala-lhe de acolher o amor de Deus, deixar-se transformar (salvar) pelo amor. O amor e a salvação estão entranhadas no ser de Deus: amor que se dá sem reservas, amor que salva a todos. Deus oferece-nos uma experiência profunda de relação e encontro. Da nossa parte, a experiência é entrar nessa dinâmica de amor e de comunhão. Ser cristão é pôr em prática o amor incondicional, em todos os ambientes em que habitamos, sejam reais ou virtuais, analógicos ou digitais. Toda a vida mergulhada em laços de amor. As nossas relações tornam-se salvadoras quando se vivem em doação, entregar, dar o melhor de nós aos outros, sem reservas. Na família, na escola, no trabalho, na rua, estabelecer relações de amor e de comunhão. Assim se vive à imagem da Santíssima Trindade.
PROFESSAMOS A FÉ
[acender a vela do batismo, pelo menos de um dos membros da família]
O mistério da Trindade fala-nos da nossa relação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Renovemos a profissão da nossa fé, neste mistério de Deus, no qual somos, nos movemos e existimos, dizendo: Sim, creio!
Cremos em Deus Pai, que ama infinitamente cada um como filho querido, a quem confere dignidade infinita e inviolável? TODOS: Sim, creio.
Cremos em Jesus Cristo, que assumiu a nossa carne, de modo que cada um seja atraído até ao coração de Deus? TODOS: Sim, creio.
Cremos no Espírito Santo, que, com criatividade infinita, é capaz de transformar os nós cegos em laços de infinito amor? TODOS: Sim, creio.
Cremos que fomos criados à imagem e semelhança da comunhão da Santíssima Trindade, pelo que não poderemos realizar-nos sozinhos, mas como comunidade de irmãos? TODOS: Sim, creio.
PRECES
Nesta solenidade da Santíssima Trindade, confiemos a Deus Pai, por meio de Seu Filho, e pela graça do Espírito Santo, as nossas preces, dizendo: Escuta a nossa oração!
> Pela Santa Igreja: para que saiba amar o mundo sem ser do mundo, comunicando a todos a Palavra da Vida, nós te pedimos: TODOS: Escuta a nossa oração!
> Pelos que governam: para que saibam pensar globalmente e agir localmente, tecendo uma rede de partilha e de colaboração entre povos, pessoas e culturas, nós te pedimos: TODOS: Escuta a nossa oração!
> Pelas pessoas e grupos da nossa comunidade: para que não se isolem, mas intensifiquem os laços de proximidade e de comunhão, através dos meios de comunicação, nós te pedimos: TODOS: Escuta a nossa oração!
> Pela nossa família e todas as famílias: para que sejam reflexo do amor divino, dado, recebido e compartilhado, nós te pedimos: TODOS: Escuta a nossa oração!
> [acrescenta a tua intenção], nós te pedimos: TODOS: Escuta a nossa oração!
Bendito sejas, Senhor, Deus dos nossos pais. Bendito o teu nome glorioso e santo: digno de louvor e de glória para sempre. Ao Pai que ama tanto o mundo, cheios do Espírito Santo, rezemos com confiança com as palavras que Jesus Cristo nos ensinou: [TODOS:] Pai nosso...
COMPROMISSO
Jesus Cristo é enviado ao mundo para nos revelar o amor de Deus. Cada um recorda-o ao traçar sobre si o ‘Sinal da Cruz’. É uma forma e uma fórmula simples de mostrar que estamos impregnados do mistério da Santíssima Trindade. Fazer o ‘Sinal da Cruz’ é tomar consciência e testemunhar que a nossa vida está sustentada pelo amor do Pai e do Filho e do Espírito Santo. É dizer para si e para os outros: eu vivo em Deus; Deus é a minha vida. Esta semana, vamos fazer juntos, em família, pelo menos uma vez por dia, o ‘Sinal da Cruz’ (pode ser, por exemplo, antes das refeições, ao sair de casa, antes de deitar).
Bendigamos o Senhor! TODOS: Graças a Deus!