REFLEXÕES BREVES

Homeless man sleeping on a bench

Nova mentalidade solidária

Uma Igreja pobre para os pobres, como repropõe o Papa Francisco, não quer uma sociedade dominada pela pobreza monetária. A pobreza como valor não é uma categoria cultural, sociológica, política ou filosófica. Assume-se como categoria teológica e traduz-se numa solicitude religiosa privilegiada e prioritária.

pèlerinage marcheurs groupe

Caminho de regresso a Deus

Importa cuidar a peregrinação como momento vital para a maturação da vida. O monge italiano Enzo Bianchi recorda que a peregrinação, metáfora da nossa existência, pode ser o ‘lugar’ em que o cristão experimenta o chamamento à santidade, «o percurso que tem como meta visível um ‘lugar santo’, e como objetivo a santificação do peregrino».

Friends of summer

Felicidade Interna Bruta

Sorrir é um ato saudável e contagioso. Diz-se que faz diminuir a ansiedade, reduz a pressão arterial, reforça o sistema imunológico, aumenta a concentração, tonifica os músculos do rosto, ajuda a relaxar, alivia as dores. Não só produz um efeito positivo naquele que o pratica, como também contagia quem se cruza com um rosto sorridente.

Human hand holding grains and gardening

Semear esperança

A Arquidiocese de Braga inaugura, nestes dias, o último ano do triénio dedicado à esperança, virtude dinamizadora dos três verbos ativos que preenchem cada ano do plano pastoral em curso: despertar, ser, semear. A este terceiro ano preside a frase retirada do texto bíblico da Carta aos Romanos (capítulo 15, versículo 13): «Transbordeis de esperança, pela força do Espírito Santo».