REFLEXÕES BREVES

Close up of man holding hands of woman, proposal, apologize

Sinceridade e eficácia

A sinceridade e a eficácia são dois tópicos a ter a conta na vida espiritual. O pedido de desculpa, pedir perdão, assim como é necessário nas relações humanas, também o é na relação pessoal com Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). O perdão possui uma força regeneradora que perpassa todo o ser. E a vida torna-se mesmo ‘mais bonita’.

Little boy sitting on  branch of big tree and reading book. Sele

Recomeçar a vida

Várias paróquias têm a promoção da leitura nos seus programas pastorais. Ocorra a outras repensar os espaços (os adros, por exemplo) a partir deste duplo objetivo: preservar a natureza e promover os hábitos de leitura. Surjam, junto das nossas igrejas e capelas, novas «Árvores da Leitura».

Hand using smartphone with Social media concept.

Testemunho digital

Ser evangelizador não é apenas introduzir citações bíblicas, «não só inserir conteúdos declaradamente religiosos», afirmou o Papa Bento XVI. Importante é «testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele».

Group of  friends laughing out loud outdoor, sharing good and po

Pastoral transformadora

Não basta dizer que apoiamos as propostas pontifícias e manter a inércia da ‘programação’ e ‘doutrinação’. Há que implementar uma pastoral com os jovens que seja transformadora, de qualidade (apoiada nas duas grandes linhas de ação que são a busca e no crescimento), inclusiva (sinodal) e equitativa (popular).

Couple With Map On Travel Vacations, Sightseeing

A importância da lentidão

Importa focar a atenção no ‘tu’ do turista, a pessoa concreta (e não o mero fenómeno turístico), dispostos a proporcionar uma profícua experiência espiritual. Agrada, por isso, a proposta de um «turismo lento» apoiada pelo Papa Francisco, dinâmica que também ajude «a viver de modo diverso e mais consciente cada momento da vida quotidiana, inclusive os de trabalho e de maior compromisso».

Ready vacation suitcase, holiday concept

Cultura do encontro

O ano pastoral começa nos finais de setembro (ou inícios de outubro) e tende a desenvolver-se de forma equilibrada até finais de junho. Os meses de julho e agosto ficam numa espécie de ‘limbo’ pastoral. Não estaremos a desperdiçar, nestes meses mais calmos, a oportunidade de experimentar outras variantes que complementem os habituais modelos?!