REFLEXÕES BREVES

Aqui encontras uma nova reflexão todas as terças e sábados
Reflexões,

Nova mentalidade solidária

Uma Igreja pobre para os pobres, como repropõe o Papa Francisco, não quer uma sociedade dominada pela pobreza monetária. A pobreza como valor não é uma categoria cultural, sociológica, política ou filosófica. Assume-se como categoria teológica e traduz-se numa solicitude religiosa privilegiada e prioritária.

Reflexões,

Caminho de regresso a Deus

Importa cuidar a peregrinação como momento vital para a maturação da vida. O monge italiano Enzo Bianchi recorda que a peregrinação, metáfora da nossa existência, pode ser o ‘lugar’ em que o cristão experimenta o chamamento à santidade, «o percurso que tem como meta visível um ‘lugar santo’, e como objetivo a santificação do peregrino».

Reflexões,

Felicidade Interna Bruta

Sorrir é um ato saudável e contagioso. Diz-se que faz diminuir a ansiedade, reduz a pressão arterial, reforça o sistema imunológico, aumenta a concentração, tonifica os músculos do rosto, ajuda a relaxar, alivia as dores. Não só produz um efeito positivo naquele que o pratica, como também contagia quem se cruza com um rosto sorridente.

Reflexões,

Semear esperança

A Arquidiocese de Braga inaugura, nestes dias, o último ano do triénio dedicado à esperança, virtude dinamizadora dos três verbos ativos que preenchem cada ano do plano pastoral em curso: despertar, ser, semear. A este terceiro ano preside a frase retirada do texto bíblico da Carta aos Romanos (capítulo 15, versículo 13): «Transbordeis de esperança, pela força do Espírito Santo».

Reflexões,

Imagem de Deus

Para os crentes, há uma história que também é constitutiva do humano: a história que Deus quer fazer com o ser humano. Esta história não se sobrepõe às outras histórias, já que o natural e o pessoal são a condição de possibilidade da história divina. E, ao mesmo tempo, a história divina é aquela para a qual tendem a natural e a pessoal.

Reflexões,

A grandeza da meta

Pôr-se na presença de Deus supõe uma determinada atitude, ou melhor, supõe um estilo de vida: a de quem deixa de olhar para si, de se considerar o centro, para estar consciente de que tudo é graça, que nada, nem sequer a vida, lhe pertence, porque a vida é um dom.

Reflexões,

Encontro pessoal com Jesus Cristo

Um convite direto e incisivo brota do coração do Papa Francisco: «Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar» (EG 3).

Reflexões,

Pai com entranhas maternas

A palavra humana não abarca a totalidade de Deus. As nossas expressões são sempre uma tentativa de aproximação à essência divina. É sugestivo que o Credo designe como ‘Pai’ e recorre às características próprias da maternidade: a que gera, a que dá à luz, a que transporta a criança no seu seio, é a mãe, embora evidentemente o pai também intervenha na geração.