Esperança realizada
19 de Dezembro de 2019Sol Invicto, Deus verdadeiro
21 de Dezembro de 2019QUARTO DOMINGO DE ADVENTO, ANO A
O Natal está a chegar! Esta ‘série’ de Advento e Natal mostra-nos que os planos de Deus não são grandes atos vitoriosos, mas a vitória da esperança, «essa pequena esperança que parece não ser nada», como a designa Charles Péguy. «Essa esperança menina» que é capaz de mudar a nossa vida e o mundo.
A esperança, como vimos nos domingos anteriores, implica trabalho da nossa parte. É também um desejo confiante de alcançar algo bom, uma coisa nova.
O sinal de Deus
A palavra ‘Evangelho’ é muito querida a São Paulo: usa-a mais de setenta vezes nas suas cartas. Ao falar de ‘Evangelho’, não se refere aos quatros livros, mas à própria mensagem. Não se trata de textos sobre alguns acontecimentos. São textos sobre Alguém, uma Pessoa, Jesus Cristo. É o descendente de David prometido pelas Escrituras!
Naquele tempo, o sinal foi «a virgem conceberá e dará à luz um filho». O sinal é tão frágil como um menino recém-nascido!
O Natal não é uma curiosa história com dois mil anos. É agora na tua história, no que te está a acontecer.
O Senhor deu-nos e dá-nos um sinal. Continua a fazer-se presente. Essa é a maior ‘boa notícia’. Jesus Cristo vem para salvar, seja o que for que precisas que seja salvo: pecado, vício, doença, solidão, perda; a relação no casamento, um filho, a tua carreira profissional.
Recebemos a graça e a missão
Tu e eu «recebemos a graça e a missão»: a graça de acolher Jesus Cristo e a missão de anunciar a sua presença entre nós.
Para termos a graça de ‘ver’ a presença de Deus na nossa vida é necessário ter uma atitude vigilante, ter consciência do tempo em que estamos. Quem vive em ‘piloto automático’ não é capaz de ‘ver’ Deus. É imprescindível esvaziarmo-nos de palavras e imagens, para estarmos mais atentos ao que acontece ao nosso redor.
O assombro diante das coisas simples do dia a dia abre os nossos corações à ação do Espírito Santo. Deixa que o Espírito Santo ‘fecunde’ a tua vida, faça florescer o desejo de mudança, de uma vida renovada à luz do Evangelho.
O Natal está a chegar! Maria e José, Paulo e muitos outros ao longo da história, foram chamados a uma missão. Hoje, também tu recebes uma missão: testemunhar a presença de Deus na tua vida.
Deus ‘nasce’ em ti
Deus está bem perto de ti. Como descobriu Santo Agostinho, Deus é mais íntimo do que o teu próprio íntimo. Quando estás tão ocupado a vangloriar as tuas conquistas, quando estás tão ocupado a lamber as tuas feridas, não és capaz de descobrir as pistas que Deus deixa no teu caminho.
Isto pode acontecer connosco. Levamos uma vida inteira a pedir sinais a Deus. Estamos tão cheios de ocupações e preocupações, que não temos um minuto da nossa apertada agenda para entrar em sintonia com essa íntima presença divina que nos habita.
Nas profundezas do teu coração, lá onde se fazem todas as perguntas, lá onde se tomam as decisões, podes encontrar Deus. Um Deus que também fala no silêncio. Isso é o Natal! Será possível, nestes dias antes do Natal, dares-te um minuto diário para encontrar Deus dentro de ti?