Custodiar o mistério da vida
19 de Dezembro de 2020A noite que é amanhecer
22 de Dezembro de 2020LITURGIA FAMILIAR
Este é o domingo da disponibilidade. Deus vem ao encontro do humano, vem ao teu encontro. Ao longo da história, Deus sempre procurou e continua a procurar corações disponíveis. Estás disponível para acolher o Salvador, Jesus Cristo?
[proposta elaborada a partir da ferramenta ‘Ter uma só mensagem’ e dos subsídios publicados pelo padre Amaro Gonçalo Lopes]
SAUDAÇÃO
GUIA: A nós, que preparamos o Presépio, para em nossa ‘casa’ deixar nascer o Menino, Deus faz-nos agora saber pela boca do profeta, como outrora a David: «O Senhor anuncia que te vai fazer uma casa». Não se trata de uma moradia; trata-se de sermos nós próprios a ‘casa’ de Deus, ao jeito de Maria, a ‘casa’ que O acolhe e recolhe, com amor.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amen.
PEDIMOS PERDÃO
> Filho de Deus, por quem nos visita a misericórdia do Pai. Senhor, vem salvar-nos! [TODOS:] Senhor, vem salvar-nos!
> Filho do Altíssimo, que a Mãe de Misericórdia concebeu: Cristo, vem salvar-nos! [TODOS:] Senhor, vem salvar-nos!
> Filho de David, que reinarás eternamente sob a multidão de irmãos: Senhor, vem salvar-nos! [TODOS:] Senhor, vem salvar-nos!
ACOLHEMOS A PALAVRA
[Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/audio]Leitura do Santo Evangelho segundo São Lucas [capítulo 1, versículos 26 a 38]
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
[Ver/ouvir a segunda parte do vídeo/audio]
ACENDEMOS A VELA
Ao acender a quarta vela da Coroa do Advento, nós Te pedimos:
O mistério escondido vai manifestar-se: [TODOS:] A Virgem concebeu, vai nascer o Emanuel!
Os profetas anunciaram, o Evangelho anuncia: [TODOS:] A Virgem concebeu, vai nascer o Emanuel!
A Deus, o único sábio, louvor e glória: [TODOS:] A Virgem concebeu, vai nascer o Emanuel!
PARTILHAMOS A PALAVRA
Todos somos eleitos para fazer parte desta bela história. Todos podemos ser uma ‘casa’ habitada por Deus. Maria mostra-nos que é possível dizer ‘sim’, fazer do próprio ser a ‘casa’ de Deus. Como Maria, deixa-te envolver pela ‘sombra’ divina que te quer tornar fecundo/a, na certeza de que é capaz de tornar tudo possível: ‘Faça-se em mim segundo a tua palavra’.
Uma vida habitada por Deus sente o ardor da alegria, reveste-se daquele gosto de viver que enche o coração de esperança e transborda no brilho do olhar. Uma vida habitada por Deus sabe que é como barro nas mãos do Oleiro, sabe que a sua identidade é obra das mãos de Deus, pelo que se mantém à escuta, acolhe o ’presente’ como oportunidade para construir uma identidade com projeção eterna. E como é que a minha vida pode ser habitada por Deus?
APRESENTAMOS AS NOSSAS PRECES
A Cristo, sinal vivente do Amor incomensurável de Deus por nós, solidário com todas as nossas fragilidades, invocamos: Vem, Senhor Jesus!
> A Igreja é chamada a ser o lugar onde se vive e manifesta a unidade e a comunhão do teu amor. Mas muitas vezes não é instrumento ao serviço da unidade do género humano. Por isso, nós te pedimos: TODOS: Vem, Senhor Jesus!
> Os governantes são chamados a organizar a vida dos povos, segundo o princípio da solidariedade. Mas muitas vezes caem na avidez do lucro e na sede de poder. Por isso, nós te pedimos: TODOS: Vem, Senhor Jesus!
> As famílias são o primeiro lugar do amor e da fraternidade, da convivência e da partilha. Mas muitas vezes tornam-se o lugar do descarte dos mais frágeis. Por isso, nós te pedimos: TODOS: Vem, Senhor Jesus!
> A solidariedade é um valor humano e um dever cristão. Mas muitas vezes não passa de um chavão em tempos de pandemia ou de um gesto esporádico, na época do Natal. Por isso, nós te pedimos: TODOS: Vem, Senhor Jesus!
> [acrescenta a tua intenção], nós te pedimos: TODOS: Vem, Senhor Jesus!
Guiados pelos Espírito Santo, digamos a nossa confiança na palavra de Deus, rezando como Jesus Cristo nos ensinou: [TODOS:] Pai nosso
COMPROMISSO
Como Maria, não esqueçamos que a solidariedade se manifesta no serviço. Servir significa, por exemplo, cuidar dos mais frágeis. Fixemos o rosto dos nossos irmãos e irmãs. Soframos com a sua dor. Procuremos acima dos nossos interesses o seu bem maior e a sua promoção. Em família, vamos praticar um gesto concreto de solidariedade! [Qual?]
Bendigamos o Senhor! TODOS: Graças a Deus!
BÊNÇÃO DA FAMÍLIA E DA MESA
[PARA REZAR ANTES DA REFEIÇÃO EM FAMÍLIA]
Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e da Virgem de Nazaré, esteja sempre presente na nossa casa, [abençoe esta refeição,] nos liberte do egoísmo e nos torne uma família solidária. Ámen.