Ficar com o Mestre
16 de Janeiro de 2021Vinde comigo
21 de Janeiro de 2021A unidade é fruto da paciente transformação do nosso ser realizada pelo Espírito Santo, mediante o nosso consentimento. Com a oração pessoal e comunitária, requer-se um contínuo trabalho interior a partir do coração, raiz de todas as divisões. Nele, as profundas feridas esperam ser visitadas a fim de receber a paz curativa de Deus.
UNIDADE DOS CRISTÃOS
«Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos» (cf. João 15, 1-17) é o tema preparado pela comunidade monástica de Grandchamp para assinalar, em 2021, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
A Comunidade de Grandchamp (na Suíça), criada na década de trinta do século XX, conta com cerca de cinquenta mulheres de diferentes gerações e tradições eclesiais empenhadas na reconciliação entre os cristãos, com a família humana, e no cuidado pela Criação.
As divisões entre os cristãos são um escândalo que também nos afastam de Deus. Doroteu de Gaza, monge que viveu pela Palestina, no século VI, expressou-o com a imagem de um círculo desenhado no chão: o círculo é o mundo, o centro é Deus, os raios são os nossos diferentes caminhos. Quando caminhamos em direção ao centro (Deus), tornamo-nos mais próximos dos outros; ao inverso, quanto mais nos afastamos dos irmãos, mais longe ficamos de Deus.
A centenária Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um contributo para, na riqueza da diversidade, nos aproximar de Deus e dos irmãos.
O quotidiano, com todas as suas circunstâncias, sendo o ‘lugar’ do encontro com os irmãos, é-o também de encontro com Deus.
A oração com cristãos de outras tradições pode-nos surpreender, contribui para nos percebermos unidos por um laço de amizade que vem daquele que está além de qualquer divisão. As formas podem variar, mas é o mesmo Espírito Santo que nos faz estar juntos.
A unidade é fruto da paciente transformação do nosso ser realizada pelo Espírito Santo, mediante o nosso consentimento. Com a oração pessoal e comunitária, requer-se um contínuo trabalho interior a partir do coração, raiz de todas as divisões. Nele, as profundas feridas esperam ser visitadas a fim de receber a paz curativa de Deus.
Como as mulheres cristãs de Grandchamp, somos convidados a permitir em nós a ação do Espírito do Ressuscitado: «Desejais celebrar a novidade da vida que Cristo nos deu através do Espírito Santo, e deixá-lo viver em vós, entre vós, na Igreja, no mundo e em toda a Criação?».
Unidos, rezamos: Oh luz do Senhor, que vens sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.