Novo modo de presença
11 de Maio de 20218 pistas sobre o ministério de Catequista
18 de Maio de 2021Em Ano da Família 'Amoris Laetitia' («A Alegria do Amor») urge perceber o online dentro da missão evangelizadora que nasce «de contar o que vemos, o que acontece diante dos nossos olhos, de partilhar testemunhos» (além da informação sobre horários de atividades e celebrações).
FAMÍLIA
A 15 de maio, desde 1994, por iniciativa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, expressa no 15.º ponto da Resolução 47/237 (aprovada a 20 de setembro de 1993), celebra-se o Dia Internacional da Família.
O dia tem por finalidade dar a conhecer e promover a consciencialização de todos sobre as questões relacionadas com as famílias, e refletir sobre os impactos nelas causados pelos processos sociais, económicos e demográficos.
Em consonância com o tema do 59.º período de sessões da Comissão de Desenvolvimento Social (da ONU), «Transição socialmente justa para o desenvolvimento sustentável: o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento social e bem-estar de todos», a celebração deste ano centra-se no impacto provocado pelas novas tecnologias no bem-estar das famílias.
A atual e prolongada pandemia do coronavírus demonstrou e confirma hoje a mais valia das tecnologias digitais, em todos os âmbitos, do trabalho à educação, da comunicação às mais diversas práticas religiosas.
Entre os benefícios, destacamos o que é sublinhado pelo Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Socais: as novas tecnologias amplificam a capacidade de relato e partilha, pois «temos a possibilidade de contar o que vemos, o que acontece diante dos nossos olhos, de partilhar testemunhos».
Estes temas suscitam, entre nós, uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias na vida espiritual das famílias católicas.
Estamos em tempo de oportunidade para perceber o modo como usamos os meios tecnológicos na promoção do bem-estar das famílias, tendo por referência as possibilidades digitais de interação com os/as paroquianos/famílias.
Em Ano da Família Amoris Laetitia («A Alegria do Amor») urge perceber o online dentro da missão evangelizadora que nasce «de contar o que vemos, o que acontece diante dos nossos olhos, de partilhar testemunhos» (além da informação sobre horários de atividades e celebrações).
O bem-estar das famílias também se promove com novas formas de reunião, além do presencial, com propostas relacionais capazes de gerar comunidade e suscitar ‘igrejas domésticas’.